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Pesquisa Accenture mostra que empresas desperdiçam investimentos em programas de fidelização.
Estudo anual da consultoria revela que 80% dos brasileiros estão reduzindo fidelidade a marcas e empresas, comprometendo seu lucro.
Pesquisa Accenture mostra que empresas desperdiçam investimentos em programas de fidelização.
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ProXXIma
19 de abril de 2017 - 8h04
As empresas estão desperdiçando bilhões a cada ano em programas de fidelização de clientes que não funcionam mais como antigamente, de acordo com a nova pesquisa da Accenture Strategy. Com milhões de pontos de fidelidade acumulados e não utilizados e 80% dos consumidores do Brasil diminuindo sua fidelidade em níveis que estão afetando o lucro, as organizações devem prestar atenção aos novos fatores que impulsionam a fidelidade do cliente na Era Digital ou correm o risco de perder clientes para sempre.
O relatório da Accenture Strategy, ‘Seeing beyond the loyalty illusion: it’s time you invest more wisely’ (Vendo além da ilusão de fidelidade: é hora de investir de forma mais inteligente), mede as experiências e atitudes de 25.426 consumidores em todo o mundo, incluindo 1.322 no Brasil, sobre sua relação de fidelidade com as marcas e empresas hoje. O estudo constatou que 83% dos consumidores no Brasil trocaram de fornecedor no ano passado, e que 36% confirmaram que as suas expectativas sobre fidelidade de marca mudaram completamente. Também foram identificados os cinco novos fatores que influenciam essa lealdade hoje.
Novas linguagens de fidelidade surgiram, impulsionadas pelo fato de as marcas estarem testando experiências digitais criativas, que mudaram a dinâmica da fidelidade do cliente hoje “, diz Robert Wollan, diretor executivo sênior e líder global de Estratégia Avançada de Consumidor da Accenture Strategy. “Todo consumidor tem um instinto natural sobre o que nos faz ‘ficar’ com uma marca. A mecânicas tradicionais de ‘preço baixo’ e ‘serviço confiável’ não são mais tão eficazes para promover a fidelidade. Com 65% dos consumidores brasileiros gastando mais com as marcas que eles amam, as organizações que adotam as abordagens tradicionais e não exploram os novos fatores que influenciam a fidelidade correm o risco de perder lucratividade e afastar os consumidores – mesmo quando eles têm as melhores intenções ou estão seguindo sua cartilha histórica. Está na hora das organizações repensarem a fidelidade.”
A novas linguagens da fidelidade
A Accenture Strategy identificou cinco linguagens de fidelidade que estão estimulando relacionamentos com os consumidores na Era Digital, em particular da geração Y no Brasil:
“As organizações precisam entender as linguagens da fidelidade dos seus clientes mais lucrativos e implementar a combinação ideal para garantir que elas ofereçam as experiências que impulsionam defesa, retenção e crescimento”, afirma Kevin Quiring, diretor executivo de Estratégia Avançada de Consumidor da Accenture Strategy. “O apetite por experiências multissensoriais extraordinárias, hiperpersonalização e criação conjunta está mudando a dinâmica dos consumidores em relação à fidelidade e forçando as marcas e organizações a mudarem as suas abordagens e programas.”
Outras conclusões do relatório sobre o consumidor no Brasil incluem:
Luta pela fidelidade:
Como os consumidores expressam fidelidade:
Para mais informações sobre o relatório ‘Seeing beyond the loyalty illusion: it’s time you invest more wisely’ (Vendo além da ilusão de fidelidade: é hora de investir de forma mais inteligente) da Accenture Strategy, visite o site: www.accenture.com/GCPRloyalty. Participe da conversa em @AccentureStrat #GCPR #loyalty.
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