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PMEs brasileiras são foco de parceria entre Google e ReachLocal

Acordo da gigante de buscas aposta no mercado nacional para expandir negócios na América Latina. Na foto abaixo, Ben Wood, diretor de canais de vendas para as Américas do Google


13 de junho de 2014 - 8h18

POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br

No final de 2013, O Google concedeu à ReachLocal Brasil o prêmio Latin America Premier SMB Partner Awards, reconhecimento a parceiros que, segundo o própria gigantes de buscas, se destacam pelo uso do serviço AdWords. Com apenas um ano de operação, o braço nacional da companhia levou o troféu por “Melhor Qualidade de Contas”, mesma categoria conquistada pela unidade dos Estados Unidos, onde foi fundada há dez anos.

 

Agora, o Brasil é o ponto de partida para a expansão da parceria entre as duas empresas na América Latina. Primeiro, porque o País é o detentor do maior número de internautas na região (80 milhões), o que corresponde a uma representatividade de 40%. Outro motivo é que o Google atrai, somente no mercado nacional, cerca de 74,5 milhões de visitantes únicos mensais, segundo dados da comScore. “Sob uma perspectiva de crescimento, o Brasil apresenta um desempenho muito mais rápido do que outros mercados das Américas. Em termos de tendências, o País se assemelha muito a mercados maiores, como Reino Unido e Estados Unidos quatro anos atrás, quando começamos a ver consumidores migrando pro online, negócios abrindo sites, assim como forte adesão às redes sociais e o preço da internet se tornando muito mais consistente. Esses são os pontos necessários para se obter adoção em massa no mercado online”, avalia Ben Wood, diretor de canais de vendas para as Américas do Google.

 

Para José Coscelli, CEO da ReachLocal, a junção de sua plataforma com a ferramenta do Google é uma combinação forte para os negócios de pequeno e médio porte e foi o que possibilitou a expansão da empresa em praças como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. “Antes dessa combinação, as empresas não conseguiam visualizar o ROI do marketing digital”, afirma. Hoje, a companhia possui 600 clientes, cerca de 3,5 mil campanhas rodadas e espera contribuir para o crescimento das cerca de 6 milhões de PMEs presentes no País afora, dentro dos mais variados nichos.

 

Automotivo, materiais para o lar e viagens são alguns dos setores de atuação mais fortes para a ReachLocal Brasil. Segundo a empresa, em menos de um ano utilizando a plataforma digital, o faturamento da agência de viagens Corp Travel saltou 10%, passando de R$ 24 milhões para R$ 26,4 milhões.

 

“As PMEs ajudaram a construir o Google”, reconhece Wood. Segundo ele, o segmento ainda está entre os mais significativos para a empresa, tanto sob o aspecto da receita, quanto o de recursos. “Além disso, esses negócios menores têm a oportunidade de competir com grandes marcas de uma forma que não seria viável nos meios tradicionais”, completa.

 

Mobile
Além das soluções para desktop, a ReachLocal oferece um aplicativo para o gerenciamento de marketing em dispositivos móveis. A ferramenta permite a verificação em tempo real de relatórios de performance, leads gerados e ligações telefônicas dos clientes. De acordo com Coscelli, o mobile já faz parte do cotidiano das missões da empresa, algo que segundo Wood, deverá nortear o crescimento da empresa. “Um dos desafios do marketing digital é fazer os anunciantes entenderem o valor de seus investimentos. Com um app como esse, os profissionais podem ter informações que antes só eram possíveis nos meios tradicionais, de forma rápida e em onde estiverem”. 

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