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Por que newsletters são mais importantes do que o Facebook
O e-mail pode ser uma das ferramentas sociais mais eficazes para conquistar credibilidade dos consumidores
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ProXXIma
3 de janeiro de 2014 - 2h05
POR ANAND SRINIVASAN
Do Social Media Today
Como alguém que cria newsletters para empreendedores, sou sempre questionado por eles sobre a futilidade de investir recursos em um serviço que não traz retorno financeiro diretamente. É uma questão válida se considerarmos que passo duas horas diárias curando conteúdo para meus assinantes. Então, qual o raciocínio por trás do investimento em algo que não traz retornos tangíveis? A resposta é: credibilidade social.
Antes de elaborar minha resposta, é importante frisar a importância das newsletters. Segundo um estudo recente feito pela Radicati, há aproximadamente 2,9 bilhões de usuários de e-mail no mundo – isso é mais do que os usuários do Facebook e do Twitter juntos. Com tanto alcance, é surpreendente que o marketing de e-mail não seja discutido na mesma medida que o marketing de social media ou SEO. Se “social media” pode ser uma indústria, o marketing de e-mail também pode.
Além do alcance, outra razão importante pela qual sou entusiasta das newsletters é a descentralização do controle. Diferentemente da social media, onde o Facebook e o Twitter têm o controle discreto de qual conteúdo é visto ou não pelos usuários, o e-mail é basicamente uma lista cronológica de um conteúdo que precisa ser visto pelo usuário de um jeito ou de outro. Claro, existem controles parecidos em e-mails (Como o inbox tabs do Gmail). Mas para a maioria dos usuários e propósitos, o layout do inbox é o mesmo e continuará sendo.
Isso representa uma oportunidade incrível para construir credibilidade. A taxa de abertura de um e-mail depende do nome do remetente e do assunto do e-mail. Um estudo recente conduzido pelo MailerMailer mostrou que personalizar o campo “assunto” do e-mail ajuda a aumentar a taxa de abertura em 3%. O nome do remetente também tem um papel importante, já que a taxa de abertura corresponde à credibilidade que ele tem. É por isso que os spams de um “Barack Obama” ganham taxas de abertura maiores do que de um simples Joe.
Depois dessas considerações, fica quase óbvia a importância de uma newsletter para os negócios. Consumidores estão mais propensos a confiar em uma empresa que envia e-mails periódicos do que aquelas que coletam e-mails só para distribuir mensagens de marketing. E quando se constrói uma relação de confiança, você ganha uma fidelidade para a vida.
É hora dos anunciantes pararem de achar que só o Facebook e o Twitter são um meio para a comunicação social. O e-mail, uma das primeiras plataformas digitais da comunicação, ainda é uma das grandes plataformas sociais. Se os negócios investirem nesse meio, terão mais chances de conquistar um consumidor leal do que teriam no Facebook.
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