Notícias
Qual é a melhor rede social para alavancar o seu negócio
Confira algumas dicas para utilizar a rede social ideal para sua empresa de forma correta
Qual é a melhor rede social para alavancar o seu negócio
BuscarQual é a melhor rede social para alavancar o seu negócio
BuscarConfira algumas dicas para utilizar a rede social ideal para sua empresa de forma correta
6 de março de 2014 - 3h33
Atualmente, é muito comum ouvirmos que a melhor maneira de otimizar a presença de uma marca é torná-la ativa em todas as redes sociais possíveis. Entretanto, nem sempre temos tempo o bastante para manter cada plataforma atualizada. Se a sua empresa ainda está em estágio inicial e precisa escolher algumas redes sociais para auxiliar no crescimento, confira algumas dicas abaixo sobre qual seria a melhor opção:
1. Twitter
Quem deve utilizar: todos – desde pessoas físicas a grandes corporações multinacionais
O que compartilhar: interaja diretamente com marcas e clientes
Frequência de postagem: diversas vezes ao dia
Ferramentas úteis: Buffer – permite que você agende o conteúdo para postá-lo de acordo com a audiência de diferentes países, sem se preocupar com fuso horário
2. Instagram
Quem deve utilizar: Marcas de luxo, alimento, estilo de vida, moda e personalidades, além de publishers
O que compartilhar: conteúdo visual, incluindo vídeos curtos (com menos de 15 segundos)
Frequência de postagem: uma vez por dia
Ferramentas úteis: Utilize a função de compartilhamento para Facebook, Twitter e Tumblr, além de incluir hashtags relevantes a fim de se tornar mais visível e mapear o engajamento nos sites em que você compartilha o conteúdo.
3. LinkedIn
Quem deve utilizar: empresas (prestadoras de serviço B2B, principalmente), recrutadores e candidatos a empregos
O que compartilhar: posts relacionados a trabalho, descrição da empresa, pesquisa sobre empregador/empregado
Frequência de postagem: duas a quatro vezes por semana
Dica: O LinkedIn é capaz de revelar suas ações online mais do que qualquer outra rede. Portanto, é importante ter cuidado ao buscar uma vaga ou mostrar interesse na empresa concorrente.
4. Facebook
Quem deve utilizar: Marcas e pessoas de todas as idades
O que compartilhar: Qualquer tipo de conteúdo online, incluindo eventos e anúncios
Frequência de postagem: Duas a seis vezes por dia, dependendo da natureza do negócio. Se for grupo de mídia, por exemplo, é necessária a maior frequência.
Anunciar ou pagar para promover sua página no Facebook pode ser uma ótima ideia, mas cuidado para não transformar a página da sua marca em um anúncio. De todas as redes sociais, o Facebook é a melhor opção para interagir com as pessoas, servindo como uma ótima distração durante o expediente, mas com um auge de utilização fora do horário de trabalho. Acompanhe o sucesso do seu conteúdo por meio de datas e horários e planeje os melhores momentos para engajar sua audiência.
5. Google+
Quem deve utilizar: marcas já presentes em outras redes sociais maiores, redes B2B, bloggers
O que compartilhar: conteúdo mais formal e profissional do que o do Facebook; hashtags têm maior valor de pesquisa
Frequência de postagem: uma ou duas vezes por dia
Ferramentas úteis: Google Authorship – permite que o seu perfil no Google+ acompanhe o seu conteúdo pela Web em resultados de busca.
6. YouTube
Quem deve utilizar: marcas com conteúdo e propaganda em vídeo ou qualquer pessoa que queira oferecer explicações ou compartilhar conhecimento.
O que compartilhar: Conteúdo em vídeos curtos (menos de um minuto e meio)
Frequência de postagem: uma a duas vezes por semana
Ferramentas úteis: um “widget” de inscrição ou “linkar” o canal ao seu site pode ajudar a converter uma única visualização em uma influência a longo prazo.
7. Pinterest
Quem deve utilizar: qualquer atividade DIY (Do It Yourself), como moda, comida, design, viagem, etc.
O que compartilhar: conteúdo visual e criativo
Frequência de postagem: diversas vezes ao dia
O Pinterest se diferencia das outras ferramentas de busca populares por priorizar o conteúdo mais recente. “Dar pin” e “repin” frequentemente é necessário para que o seu conteúdo apareça entre os resultados recentes sobre um determinado termo pesquisado, independentemente do quão popular ele seja.
8. Yelp e/ou Foursquare
Quem deve utilizar: empresas B2C, lojas tradicionais (restaurantes e empresas relacionadas a viagens e turismo, principalmente), críticos e bloggers
O que compartilhar: busca baseada na localização da empresa e comentários
Frequência de postagem: antes de abrir sua loja física e quando surgir novas informações. Caso contrário, atualize pelo menos semanalmente
Dica: Tanto os usuários do Yelp como do Foursquare não costumam gastar muito tempo com o serviço, portanto é muito importante receber altas avaliações a fim de transmitir uma primeira impressão positiva.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores