Que tal seguir um código de conduta ao se expor nas mídias sociais?
Buscar
23 de fevereiro de 2016 - 1h50
Por Bianca Kenschikowski Borba (*)
A alta exposição nas mídias sociais pode ser, ao mesmo tempo, boa ou ruim para a imagem de uma pessoa. No caso das redes mais populares, principalmente, há uma questão simples: além dos amigos e familiares, é comum nos conectarmos com colegas de trabalho e até chefes e líderes de empresas. É esperado, portanto, que nos posicionemos, sejamos simpáticos e interajamos, mas também que tenhamos cautela em nossos comentários e postagens. Dessa forma, o mais adequado é seguir um código de conduta básico, a fim de evitar problemas e para garantir que o uso desses espaços seja seguro e agradável. Confira algumas dicas:
1. Não brigue ou dê indiretas
Ficar bravo com alguém é normal, mas tornar isso público é completamente desnecessário. Se tiver uma questão com algum conhecido, reflita sobre o assunto com calma e resolva isso de forma particular. Mandar indiretas ou discutir no mundo online demonstra imaturidade e contribui para que as pessoas percam a confiança e, consequentemente, se afastem de você.
2. Não fale mal do seu trabalho
A maioria das empresas está presente nas mídias sociais e tem acesso ao que seus colaboradores escrevem. Falar mal de seu atual emprego não é uma boa ideia, pois pode acarretar em processos judiciais e até demissão por justa causa – você sabia disso? Se estiver insatisfeito ou se sentir desconfortável com alguma tarefa, fale diretamente com seus gestores e encontre uma solução amigável para o problema.
3. Tome cuidado com fotos constrangedoras
Reconhecemos que tomar uma cerveja no fim de semana é prazeroso e, muitas vezes, indispensável – ainda mais nesse verão, não é mesmo? Porém, postar uma foto em que você aparece embriagado é um exagero que pode te prejudicar. Isso revela que você é uma pessoa que não sabe se controlar, o que pode ser crucial para uma empresa te excluir de um processo seletivo, por exemplo. Lembre-se: somos o que mostramos.
4. Respeite a opinião alheia
A diversidade nos permite conhecer além de nossas limitações e enxergar um universo onde parecia não ter nada. Por esse motivo, o respeito à opinião alheia é mais do que necessário. Não somos obrigados a concordar com tudo o que lemos, mas isso não nos dá o direito de questionar ou duvidar do intelecto dos outros. Não somos donos da verdade e tal atitude demonstra arrogância e prepotência.
5. Seja discreto em relação ao seu padrão de vida
Tudo bem que você está feliz com seu carro novo ou a tão planejada viagem internacional, mas tenha cuidado ao transparecer isso na internet. Informações sobre o seu padrão de vida podem atrair pessoas mal intencionadas ou demonstrar indiscrição com o exagero da exposição. Revele as fotos de sua viagem, monte um álbum e mostre apenas para seus amigos e familiares.
(*) Por Bianca Kenschikowski Borba é coordenadora de marketing da Seekr
Veja também
-
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
-
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores
-
-
-