5 de outubro de 2015 - 11h00
A R/GA tem estado no centro de uma série de inovações que vão muito além do que se poderia considerar como o reduto típico de uma agência de publicidade. Há o jogo infantil para tablets que ajuda crianças asmáticas a serem menos dependentes de medicação, a prateleira de cozinha conectada que estimula o crescimento de legumes, um dispositivo de navegação para bikers e uma meia para a monitoramento dos sinais vitais dos bebês.
"É muito difícil ser uma agência hoje em dia", diz Nick Law, diretor criativo mundial da R / GA. "A discrupção causada pelas startups afeta nossos clientes e elas estão indo atrás de nosso talento."
Mas ao invés de considerar as startups como inimigas, a R / GA decidiu trazer inovação para mais perto de casa com um programa de aceleração criado em parceria com a TechStars. Recentemente, a agência apresentou os resultados de seu programa, chamado de "Start-Up: como as agências podem construir empresas para a Era da Conectividade".
O R / GA Accelerator incuba as startups por três meses, oferecendo mentoria, serviços criativos e oportunidades de networking, juntamente com US $ 120.000 em investimentos em troca de uma participação acionária de 5%. O programa está aberto às empresas que estão explorando dispositivos conectados e a Internet das Coisas.
Desde 2014, 20 empresas passaram pelo programa e a maioria delas não pertence a indústria de mídia e publicidade. Alvio, por exemplo, está focada em auxiliar pacientes asmáticos e Grove é um jardim hidropônico criado por dois estudantes do MIT.
Na maioria dos casos, a R / GA ajuda com branding, criação de protótipos, user experience ou design. Para Stephen Plumlee, diretor de operações global, o capital financeiro é uma mercadoria que empresas de venture capital podem fornecer, mas o capital criativo que uma agência oferece agrega muito valor às startups também. "Nossas startups já ganharam 14 Leões em Cannes, desenvolveram fortes relações com investidores, arrecadando mais que o dobro do dinheiro que as startups normalemnte conseguem levantar", revela Plumlee. Uma dessas startups, Keen Home, foi convidada para o programa de TV para empreendedores "Shark Tank" e captou o quarto maior investimento na história do show.
O programa da R/GA também começou a lançar spinoffs. A primeira safra de empresas ligadas ao fundo L.A. Dodgers Accelerators começou no escritório R / GA de Los Angeles em abril e está focada em esportes, tecnologia e entretenimento. E em outubro, a aula inaugural do Accelerator Metro, em parceria com a varejista alemã Metro, começará em Berlim. Até o final de 2016, a R / GA espera ter cerca de 80 empresas em sua carteira de aceleração.