Pyr Marcondes
28 de março de 2017 - 11h06
Seguindo a mais nova e promissora tendência da pedagogia mundial, a Chickenz – Loja de Criatividade e Desbloqueio Criativo – iniciou um processo que vai incorporar a gamificação em todos seus cursos, ou seja, emprestar aos workshops as características típicas de um jogo: tabuleiro, cartas, peões, dados e até dinheiro. Conteúdo de qualidade embalado com muita diversão.
O primeiro produto lançado nesta nova fase é o REDATRIX – Workshop Gamificado de Redação Criativa, descendente direto da tradicional Oficina do Diabo, que se aposenta após 13 anos e mais de 1000 alunos desbloqueados.
Desbloqueio criativo por meio da escrita
“Aprendemos a escrever não para sermos escritores, mas para ajudar-nos a aprender todo o resto. A redação, portanto, não é necessariamente um fim, mas também um meio para desenvolvermos a capacidade de pensar. Mais que isso: uma ferramenta poderosa para estimular o pensamento criativo. O ato de escrever organiza nosso pensamento, coloca estruturas que auxiliam nosso processo mental e dá força à nossa capacidade de criar”, define Henrique Szklo, sócio fundador e gestor da Chickenz.
Game-based learning, edutainment ou, simplesmente, gamificação
Como informa o release da empresa, a Gamificação não é um jogo que ensina, mas qualquer processo que utiliza as características de um jogo. Cada vez mais empresas têm utilizado essa ferramenta tanto para o público externo como para o interno. E na pedagogia ela tem ocupado cada vez mais espaço entre as instituições educacionais de todos os níveis.
Ainda de acordo com o documento, a gamificação tem virtudes que não são igualadas a nenhum outro método conhecido: facilita o aprendizado, motiva, engaja, desenvolve habilidades e cognição, incrementa a capacidade de planejamento, avaliação de cenários e criatividade na solução de problemas. E a cereja do bolo é que todo jogo tem como característica marcante a diversão. Portando um processo gamificado faz com que as pessoas aprendam, trabalhem e modifiquem comportamento praticamente sem perceber. Entretenimento puro.
O método da Gamificação apresenta aos jogadores uma história com começo, meio e fim; objetivos claros, alcançados em etapas de dificuldades progressivas; desafios constantes e premiações. Estudos psicológicos demonstram que o ser humano é inconscientemente seduzido por estes elementos de forma intensa. É a educação do futuro no presente.
Quem já gamifica na educação
Na Europa e nos Estados Unidos, a gamificação já é uma realidade. Basta ver quem já se engajou no processo: a Wharton School of Business, Harvard Medical School, MIT, Forças Armadas dos EUA e muitos outros em todo o mundo.
Quem são os dois responsáveis pelo Redatrix?
Henrique Szcklo é o fundador e Chief Subversion Officer na Chickenz. Foi publicitário durante 18 anos na área de criação, como redator e Diretor de Criação. Hoje é estudioso da criatividade e do comportamento humano, escritor, professor, designer gráfico, palestrante e troublemaker. Desenvolveu sua própria teoria – NeuroCriatividade Subversiva – e seu próprio método – Dezpertamento Criativo. É coordenador do curso de criatividade da Escola Panamericana de Arte. Já teve colunas em publicações como Meio & Mensagem e Exame. Tem 8 livros publicados (humor e criatividade).
Lena Feil é COE – Chief Of Everything na Chickenz. Gaúcha, é formada em Design de Produtos e Arquitetura. Além disso, estudou Psicologia por ser fascinada pelo comportamento humano. Em sua juventude trabalhou com grandes empresas desenvolvendo produtos dos mais variados segmentos. Empreendedora, logo partiu para a industrialização e comercialização de sua própria linha de produtos: móveis contemporâneos com design clean e forte apelo comercial. Em 2010 resolveu dar uma guinada: deixou para trás uma indústria sólida em Bento Gonçalves, RS, e veio para São Paulo unir-se a Henrique Szklo em seu trabalho com criatividade.
Vídeo: https://youtu.be/hbDhHRwY1EA
Informações e inscrições: http://www.chickenz.com.br/portfolio_page/redatrix/