Assinar

Relatório do NYT mostra cenário nebuloso no digital

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Relatório do NYT mostra cenário nebuloso no digital

Buscar
Publicidade

Notícias

Relatório do NYT mostra cenário nebuloso no digital

Presença defasada no digital é um dos pontos negativos apontados por levantamento elaborado por força-tarefa


19 de maio de 2014 - 10h25

Na semana em que Jill Abramson, chefe de redação do The New York Times há quase três anos, foi substituída, o jornal voltou à pauta. Um relatório interno divulgado pelo site BuzzFeed mostra pontos negativos do NYT no meio digital. O levantamento, que tem 96 páginas, demorou seis meses para ser concluído e foi realizado por uma comissão de jornalistas, liderada por AG Sulzberger.

O material compila necessidades de melhorias que vão desde a cultura enraizada até a presença da publicação no digital. O relatório aponta mudanças no mercado e mostra que, atualmente, os principais concorrentes do jornal são aqueles que têm forte presença no digital, como Huffington Post, Business Insider, além do próprio BuzzFeed. "Eles estão à frente de nós na construção de sistemas de apoio impressionantes para jornalistas digitais", adverte o texto.

Os dados apresentados reúnem números negativos e citações que demonstram a fase complicada de um dos principais jornais dos Estados Unidos. O material também critica a preocupação excessiva com a capa e com os destaques que serão publicados na primeira página do jornal. Outro problema citado é a publicação no site ser feita nos prazos semelhantes aos da impressão das páginas.

O relatório também detalha deficiências técnicas, como a falta de um sistema organizado de tags e a profunda necessidade de uma reformulação na redação e nos outros setores da empresa, para que líderes editoriais possam tomar mais decisões tecnológicas. O guia reforça que a defasagem no digital está afetando o impresso.

Outro ponto mencionado é a gestão das redes sociais. O Twitter estaria sob o comando da equipe da redação, enquanto o Facebook seria administrado pela área de negócios do jornal. Porém, a análise destaca o aplicativo de notícias do NYT e o site Dining & Wine como projetos bem-sucedidos.

Procurada pelo Buzzfeed, Eillen Murphy, porta-voz do Times, afirma que o documento entregue para os executivos do NYT é uma avaliação sincera da transformação digital que o jornal vem passando, mas diz que as principais conclusões fora resumidas e lançadas internamente na semana passada. Na cópia publicada pelo BuzzFeed, faltam cinco páginas. Veja.

Do Meio & Mensagem 

Publicidade

Compartilhe

Veja também