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Será o CES 2014 a nova Meca do marketing?
Com a participação cada vez maior de anunciantes e agências no evento, o que acontecer em Las Vegas este ano não ficará em segredo
Com a participação cada vez maior de anunciantes e agências no evento, o que acontecer em Las Vegas este ano não ficará em segredo
6 de janeiro de 2014 - 1h48
Do Meio e Mensagem
Por Jeanine Poggi e Tim Peterson, para o Advertising Age
A CES é a Meca para os aficionados em aparelhos eletrônicos, mas para anunciantes, como a GE e a Unilever, a feira, que acontece nesta semana, em Las Vegas, tem um significado próprio: é uma amostra de como suas marcas se conectarão com os consumidores no futuro.
Para agências de compra de mídia e um número crescente de empresas cujo core business não é a tecnologia, a CES se tornou a data mais importante do calendário também para se conduzir uma primeira rodada de encontros com detentores de espaços publicitários no ambiente digital, como Google, AOL, Yahoo e Twitter.
Enquanto em edições anteriores as marcas iam para a CES com interesses mais amplos, neste ano elas terão uma agenda mais concentrada em determinados temas. Se recentemente a maior aposta da feira eram as TVs conectadas e 3D, em 2014 o assunto predominante serão os wearables – aparelhos inteligentes e conectados, como óculos, relógios e pulseiras, para serem usados como acessórios pelos consumidores. “A grande missão será entender os aparelhos wearables: o que é para valer, o que não é, e como as pessoas irão utilizá-los”, diz Michael Kassan, CEO da MediaLink.
Sendo assim, haverá muito para ser visto: os aparelhos wearable ocuparão uma área duas vezes maior do que a do ano passado. “E é certo que empresas de cuidados com a saúde estarão rodeando esses stands”, aposta Chad Stoller, sócio-diretor da IPG Media Lab.
“A CES é o maior eventos de lançamentos para inovação e sobre como a tecnologia pode envolver a vida e as experiências cotidianas dos consumidores”, afirma Mayur Gupta, chefe global de marketing e tecnologia da Kimberly-Clark. Ele ressalta que a empresa não acredita em marketing digital, mas sim em construir marcas em um mundo digital.
Neste ano, a Kimberly-Clark mandará mais de 60 executivos para Las Vegas, número recorde para a companhia. Junto com a Mindshare, do grupo WPP, o anunciante (dono dos lenços Kleenex, das fraldas Huggies e do papel higiênico Scott) promoverá uma competição em inovação. A ação tem como objetivo identificar e financiar start ups que possam ajudar suas marcas a se conectarem melhor com os consumidores.
Todos por um
A presença de tantas agências, marcas e veículos de mídia valoriza a CES pela mesma razão que Cannes e o South by Southwest também são importantes: toda a indústria da comunicação marca presença nesses eventos. Assim, em vez de agendar encontros com executivos e parceiros, em diferentes estados, ao longo do ano, é possível realizar reuniões com agências e empresas como o Google, Yahoo, NBC e Facebook em apenas uma semana.
“Esta reunião de toda a indústria em um mesmo local acontece provavelmente duas ou três vezes por ano, e a CES definitivamente se tornou um desses eventos”, avalia Linda Boff, chefe de marketing digital da GE.
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