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Setor de tecnologia se destaca entre os maiores anunciantes dos EUA
Lista do Ad Age confirma que setor de tecnologia teve o maior avanço dentre todos, com um aumento de 13,6%
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25 de junho de 2013 - 2h41
Via Meio&Mensagem
O patamar de investimento dos maiores anunciantes americanos está bem parecido com a própria economia dos Estados Unidos, como um todo: bom, mas muito longe de ótimo, e recebendo um belo impulso do setor de tecnologia e do ressurgimento da indústria automobilística.
Os 100 maiores anunciantes americanos investiram aproximadamente US$ 104,5 bilhões em publicidade nos Estados Unidos em 2012, um aumento de 2,8% em relação a 2011, de acordo com análise do DataCenter do Ad Age. É o mais baixo índice de crescimento desde que indústria publicitária começou a se recuperar, em 2010.
Precaução é a palavra do momento para as marcas que, sobre pressão constante dos investidores de Wall Street, economizam dinheiro de onde podem. Para muitos, isso significa realocar recursos para o digital, o corte das ações não relativas à mídia previstas no orçamento ou simplesmente a manutenção das posições quanto ao investimento publicitário.
Ainda assim, algumas indústrias têm muito mercado a disputar, o que levou os grandes players destes setores a fazer grandes aportes. No topo desta lista está o setor de tecnologia, que cravou o maior avanço dentre todos, com um aumento de 13,6% movido pela ferrenha competição no território de bens de consumo eletrônicos. A Samsung adentrou em uma galáxia própria, em virtude de sua batalha contra a Apple em aparelhos móveis. A marca sul-coreana aumentou em 57,6% o seu investimento em anúncios nos EUA, o maior crescimento dentre os 100 maiores anunciantes, segundo as estimativas do Ad Age.
A Amazon, inserida na categoria de varejo, teve a segunda maior evolução, elevando seus investimentos em 46,6% para promover o seu tablet Kindle e a imagem de ser uma parada única para comprar, digamos, tudo. Estas movimentações fizeram com que a líder no comércio eletrônico mundial se tornasse a segunda empresa de internet a investir US$ 2 bilhões em compra de mídia e promoção – o Google atingiu esse patamar um ano antes, em 2011.
A indústria automobilística teve o segundo maior crescimento como um todo, saltando 12,9%. A ascensão foi turbinada pelo aumento nos gastos das montadoras japonesas e sul-coreanas, como Toyota, Honda, Nissan e Kia. O avanço nos aportes publicitários foi similar ao das vendas para o setor, que cresceram 13,4% em 2012, de acordo com números do Data Center do Automotive News.
Veja a lista dos 10 maiores anunciantes dos Estados Unidos, com os respectivos aportes:
1º Procter & Gamble – US$ 4,82 bilhões (-1,5% em relação a 2011)
2º General Motors – US$ 3,06 bilhões (+8,9% em relação a 2011)
3º Comcast Corp. – US$ 2,98 bilhões (+8,2% em relação a 2011)
4º AT&T – US$ 2,91 bilhões (-7,2% em relação a 2011)
5º Verizon Comm. – US$ 2,38 bilhões (-5,6% em relação a 2011)
6º Ford Motor Co. – US$ 2,27 bilhões (+6,3% em relação a 2011)
7º L’Oreal – US$ 2,23 bilhões (+5,4% em relação a 2011)
8º JPMorgan Chase – US$ 2,08 bilhões (-11,3% em relação a 2011)
9º American Express – US$ 2,07 bilhões (-2,6% em relação a 2011)
10º Toyota Motor – US$ 2,01 bilhões (+14,8% em relação a 2011)
Do Advertising Age
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