Assinar

Setor de tecnologia se destaca entre os maiores anunciantes dos EUA

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Setor de tecnologia se destaca entre os maiores anunciantes dos EUA

Buscar
Publicidade

Notícias

Setor de tecnologia se destaca entre os maiores anunciantes dos EUA

Lista do Ad Age confirma que setor de tecnologia teve o maior avanço dentre todos, com um aumento de 13,6%


25 de junho de 2013 - 2h41

Via Meio&Mensagem

O patamar de investimento dos maiores anunciantes americanos está bem parecido com a própria economia dos Estados Unidos, como um todo: bom, mas muito longe de ótimo, e recebendo um belo impulso do setor de tecnologia e do ressurgimento da indústria automobilística.

Os 100 maiores anunciantes americanos investiram aproximadamente US$ 104,5 bilhões em publicidade nos Estados Unidos em 2012, um aumento de 2,8% em relação a 2011, de acordo com análise do DataCenter do Ad Age. É o mais baixo índice de crescimento desde que indústria publicitária começou a se recuperar, em 2010.

Precaução é a palavra do momento para as marcas que, sobre pressão constante dos investidores de Wall Street, economizam dinheiro de onde podem. Para muitos, isso significa realocar recursos para o digital, o corte das ações não relativas à mídia previstas no orçamento ou simplesmente a manutenção das posições quanto ao investimento publicitário.

Ainda assim, algumas indústrias têm muito mercado a disputar, o que levou os grandes players destes setores a fazer grandes aportes. No topo desta lista está o setor de tecnologia, que cravou o maior avanço dentre todos, com um aumento de 13,6% movido pela ferrenha competição no território de bens de consumo eletrônicos. A Samsung adentrou em uma galáxia própria, em virtude de sua batalha contra a Apple em aparelhos móveis. A marca sul-coreana aumentou em 57,6% o seu investimento em anúncios nos EUA, o maior crescimento dentre os 100 maiores anunciantes, segundo as estimativas do Ad Age.

A Amazon, inserida na categoria de varejo, teve a segunda maior evolução, elevando seus investimentos em 46,6% para promover o seu tablet Kindle e a imagem de ser uma parada única para comprar, digamos, tudo. Estas movimentações fizeram com que a líder no comércio eletrônico mundial se tornasse a segunda empresa de internet a investir US$ 2 bilhões em compra de mídia e promoção – o Google atingiu esse patamar um ano antes, em 2011.

A indústria automobilística teve o segundo maior crescimento como um todo, saltando 12,9%. A ascensão foi turbinada pelo aumento nos gastos das montadoras japonesas e sul-coreanas, como Toyota, Honda, Nissan e Kia. O avanço nos aportes publicitários foi similar ao das vendas para o setor, que cresceram 13,4% em 2012, de acordo com números do Data Center do Automotive News.

Veja a lista dos 10 maiores anunciantes dos Estados Unidos, com os respectivos aportes:

 

1º Procter & Gamble – US$ 4,82 bilhões (-1,5% em relação a 2011)
2º General Motors – US$ 3,06 bilhões (+8,9% em relação a 2011)
3º Comcast Corp. – US$ 2,98 bilhões (+8,2% em relação a 2011)
4º AT&T – US$ 2,91 bilhões (-7,2% em relação a 2011)
5º Verizon Comm. – US$ 2,38 bilhões (-5,6% em relação a 2011)
6º Ford Motor Co. – US$ 2,27 bilhões (+6,3% em relação a 2011)
7º L’Oreal – US$ 2,23 bilhões (+5,4% em relação a 2011)
8º JPMorgan Chase – US$ 2,08 bilhões (-11,3% em relação a 2011)
9º American Express – US$ 2,07 bilhões (-2,6% em relação a 2011)
10º Toyota Motor – US$ 2,01 bilhões (+14,8% em relação a 2011)


Do Advertising Age
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também