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Socialbakers: inovações e marketing colaborativo nas redes sociais
O marketing bem-sucedido evoluiu para se tornar muito mais colaborativo - os ?marqueteiros? dependem dos fãs e dos seguidores para compartilhar suas mensagens
Socialbakers: inovações e marketing colaborativo nas redes sociais
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24 de fevereiro de 2014 - 11h24
POR JAN REZAB
CEO da Socialbakers
Até agora temos visto inovações fantásticas nas mídias sociais. Peguemos, por exemplo, o Facebook no celular com o recente lançamento Paper. Além disso, vejamos também a popularidade dos “micro-videos” como o Vine e o Instagram Video, que estão crescendo muito – ambos já estão sendo incorporados às estratégias de marketing das grandes marcas. A Honda, por exemplo, recentemente lançou uma grande campanha envolvendo o Twitter e o Vine. A utilização destas formas de postagens nas mídias sociais é cada vez maior.
Os profissionais do marketing estão evoluindo rápido, mas os usuários estão mudando mais rapidamente ainda. Enquanto alguns anos atrás um usuário no Facebook era fã de umas 4 ou 5 páginas, hoje em dia os usuários de algumas regiões chegam a ser fãs de 50 a 70 páginas – e ao tornarem-se fãs, estes usuários automaticamente assinam os “feeds” das páginas e passam a receber seus diversos conteúdos.
Para as empresas, é mais importante do que nunca destacar-se e utilizar estratégias bacanas de conteúdo de mídias sociais seguidas por grandes estratégias de marketing. A mídia social elevou a publicidade a outro nível. Enquanto antigamente era necessário aprovar anúncios a cada campanha, hoje em dia é necessário aprovar anúncios para cada postagem no Facebook e no Twitter, cada vídeo no YouTube, tornando a publicidade muito mais dinâmica. Primeiro, as marcas mais espertas não estão mais esperando por uma interação orgânica e viral – isto porque apenas um número ínfimo de postagens de marcas torna-se viral. Segundo, esperar por uma integração orgânica pode ser arriscado. Isso se deve ao fato de que os usuários estão se tornando fãs de cada vez mais páginas, o que diminui o alcance de cada página individual.
Não só isso, ao mesmo tempo em que os usuários começaram a postar mais em suas linhas do tempo, as marcas também estão compartilhando mais conteúdo. Equipes atingem seus objetivos. Pagar é uma parte essencial da mídia social, e isto também certamente tende a aumentar. A mídia social não é uma forma gratuita de se comunicar com seus fãs, mas sim a mais eficiente. Você tem que saber como se destacar, e pagar pela amplificação do alcance da sua mensagem é a melhor forma de se fazer isso.
A chave em termos de mídias sociais é o conteúdo. As marcas costumavam depender de formas tradicionais de marketing acima da linha e abaixo da linha para levar suas mensagens ao seu público. A comunicação era definida de acordo com o calendário da campanha. Hoje, é preciso criar de 20 a 50 postagens por mês apenas no Facebook, outro tanto no Twitter e em outros canais. A necessidade de se escolher cada canal com todo cuidado é a ciência de enxergar e quantificar o que funciona para os seus competidores, no seu país e na sua área de atuação.
Quem deve ser o dono das chaves para as mídias sociais dentro das empresas? Qual departamento? A linha que separa os gerentes de mídias sociais e os departamentos de marketing tornou-se tão tênue que muitos gerentes de mídias sociais pegam o marketing para si com o objetivo de aumentar a eficiência e tomar decisões de modo mais rápido. As marcas estão tentando mudar bastante para acomodar estas novas táticas, mas nem todas elas estão lidando com tantas mudanças com a rapidez necessária, e por isso precisam da ajuda de agências, bem como de ferramentas que as ajudem a alcançar seus objetivos.
Quando nós introduzimos pela primeira vez o “Socially Devoted ” como um padrão da área, nós percebemos que 70% das perguntas estavam sendo ignoradas no Facebook. Um ano depois a situação já havia sofrido uma reviravolta, e 62% das perguntas passaram a ser respondidas em nível mundial. Não é mais suficiente espalhar mensagens no Natal e nas liquidações de verão.
Um estudo recente feito pela Socialbackers também sugere que enquanto as mídias sociais em sua maioria focam em marketing digital (70%) e o restante em Relações Públicas & Comunicações (30%), a maior parte das empresas tem a sua área de atendimento ao consumidor nas mídias sociais gerenciadas pelos próprios departamentos de atendimento ao consumidor, o que também prova ser a forma mais eficiente de se fazer isto.
Com o advento das mídias sociais, o marketing bem-sucedido evoluiu para se tornar muito mais colaborativo – os “marqueteiros” dependem dos fãs e dos seguidores para compartilhar suas mensagens. A comunicação está acontecendo o tempo todo, o dia inteiro, e as marcas mais inovadoras como SKY, GVT e Santander estão reconhecendo isso! Nós verificamos um aumento contínuo, não apenas no número de perguntas que os consumidores fazem nos murais das marcas, mas também no número de respostas que estas perguntas recebem.
As ferramentas de medição das mídias sociais vem sendo uma das maiores inovações que podem contribuir para o sucesso de marketing. Quanto as ferramentas próprias do Facebook, do Twitter ou do YouTube não ajudam, empresas como a Socialbackers auxiliam as marcas a encontrarem o seu caminho, dão a elas recomendações, e entregam informações de um modo que seja compreensível. Sem uma compreensão sólida de como realizar uma interação, como atender o cliente, e como fazer os fãs interagirem com o seu conteúdo, você somente atingirá o sucesso que espera se tiver muita sorte.
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