9 de março de 2014 - 2h01
POR PYR MARCONDES
De Austin
Austin é uma cidade do interior do Texas. Pequena, em essência, caipira, como seria de se esperar, mas muito simpática e acolhedora. Quando, anualmente, aqui acontece o SXSW, ela é invadida por mais de 70 mil pessoas (30 mil só para o Interactive) vindas de todo o mundo e, mais que isso, seus espaços e sua paisagem são tomados por, digamos assim, experimentos, que marcas montam nas ruas, como uma atração especial adicional, hoje totalmente integrada ao evento em si.
Aqui, venha tropeçar comigo em algumas dessas atrações turísticas tipo pop up, que aparecem de repente na cidade e que desaparecerão na poeira texana em alguns dias, quando as trupes doidas de roqueiros, nerds e fãs de cinema voltarem para suas terras natais.
Antes de começar, no entanto, não perca esta genial publicação da Fast Company, contando toda a trajetória da parte Interactive do Festival, desde seu lançamento em 1994 (quanto ainda se chamava Multimedia) até hoje. De verdade, um documento de cair o queixo, pela curiosidade e originalidade da história em si e pelo registro jornalístico mais que competente. Você vai entender como tudo começou e como o SXSW chegou a ser o que é hoje.
Carro pra levar
Car2Go é a operação da Daimler AG que espalha seus pequenos e bonitinhos smart cars cidades afora. Você se inscreve no sistema, pega, usa e devolve (e paga) os carrinhos nos pontos determinados. Passou a fazer parte da paisagem de Austin, nos dias de festival. Como diria a Hebe, uma gracinha.
Comida de computador
A IBM montou uma barraquinha, food truck, chamada IBM Cognitive Cooking, em que demonstra (e deixa você provar), como um computador com a sabedoria do seu Watson pode, entre outras coisas, cozinhar. Mais que isso, prepara receitas a partir do gosto de cada freguês, que são imputados em sua memória e ele se vira nos 30. Quem provou, gostou.
A casa do Mashable
O site de notícias de tecnologia Mashable montou um lounge bastante badalado durante os dias do evento.
Catch a Chevy
Outra fabricante de carros que se aproveita de forma bastante inteligente do evento, e é seu patrocinador há cinco anos, é a Chevrolet, com seus Chevys oficiais do Festival circulando de graça por toda a cidade, levando e trazendo os participantes entre os principais locais em que as palestras e encontros ocorrem na cidade. Estendem essa experiência ao vivo para um trabalho online bem legal de informação e curiosidades aos participantes. Clique nos links – aqui e aqui – e curta um pouco como é a vida de um participante do SXSW.
O Convention Center de Austin
Onde ocorrem os principais encontros e palestras, antes do evento começar.
Oreo em 3D Printing
Você pode comer um Oreo feito por uma máquina de 3D Printing. É só escolher sabores e cores e mandar ver.
Auditório do Assange
Casa lotada para ver Julien Assange.
Mais sobre SXSW 2014:
– Julian Assange, no SXSW: "O Estado Militar está bem aí, no seu celular"
– Direto do SXSW, Eric Schmidt, do Google, dispara: "O Brasil quer fechar sua internet"
– Começa hoje o festival do caos
A cobertura do SXSW 2014 conta com patrocínio de: