Notícias
Twitter tem mais de 20 milhões de perfis falsos, diz pesquisa
Segundo pesquisadores italianos, valor de perfis falsos no micro blog pode chegar a US$ 40 milhões
Twitter tem mais de 20 milhões de perfis falsos, diz pesquisa
BuscarTwitter tem mais de 20 milhões de perfis falsos, diz pesquisa
BuscarSegundo pesquisadores italianos, valor de perfis falsos no micro blog pode chegar a US$ 40 milhões
9 de abril de 2013 - 8h30
Todo o usuário do Twitter já deve ter esbarrado com perfis falsos, seja de empresas, celebridades, ou pessoas comuns. Para revelar os números que rondam estes perfis, dois especialistas em segurança italianos estudaram os aspectos econômicos e técnicos da comercialização de seguidores de contas falsas no Twitter. O estudo apontou uma estimativa de que a atividade movimenta cerca de US$ 40 milhões. Andrea Stroppa e Carlo De Micheli calcularam que o Twitter hospeda 20 milhões de perfis falsos.
Os especialistas dizem que há diversos serviços que comercializam perfis falsos, mas eles se limitaram a analisar os que consideraram mais populares: Fiverr, SeoClerks, InterTwitter, FanMeNow, LikedSocial, SocialPresence e Viral Media Boost. As estimativas se baseiam apenas nas atividades desses sites. Os seguidores falsos são vendidos em pacotes. Os preços para compra de seguidores vão de apenas US$ 1 a US$ 1 mil (R$ 2 a R$ 2 mil), e os pacotes podem chegar a um milhão de seguidores. Cada conta é vendida a mais de um comprador.
De acordo com os especialistas, os perfis falsos são bem parecidos com os verdadeiros. "Existem softwares para criar perfis falsos. Algumas das contas falsas são melhores do que as verdadeiras", afirmou Stroppa em entrevista ao jornal "New York Times". Um software pode criar até 100 mil contas em 5 dias.
Um dos sinais de um perfil falso é que ele tende a seguir muita gente, mas não ter atividade ou não ser seguido por quase ninguém. O Twitter informou que tenta impedir a criação de perfis falsos. Porém, o grande problema enfrentado pela rede social é que há muitos usuários do Twitter que usam a rede social apenas para acompanhar as atividades de outras pessoas, o que faz com que esses perfis verdadeiros pareçam falsos.
Via Globo.com
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores