Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Univision compra dona do Gizmodo

Buscar
Publicidade

Notícias

Univision compra dona do Gizmodo

A empresa anunciou a aquisição do grupo Gawker Media por U$135 milhões


18 de agosto de 2016 - 9h00

A Univision, publisher digital e emissora em língua espanhola dos EUA, anunciou a compra da Gawker Media por U$135 milhões, em um negócio que acaba com os 14 anos de independência do grupo. A Gawker é dona de verticais como Gizmodo, Deadspin, Jezebel, Kotaku, Lifehacker and Jalopnik.

“O Grupo Gawker concordou em vender nosso negócio e marcas para a Univison, umas das maiores companhias americanas, que está rapidamente se tornando a liderança digital para públicos multiculturais e millennials”, disse o chefe da Gawker, Nick Denton, em nota.”Eu estou satisfeito que nossos funcionários estão protegidos e vão continuar a trabalhar sob nova liderança – desvinculada da campanha legal contra a empresa. Nós não poderíamos ter escolhido um comprador mais devoto ao jornalismo brilhante”, disse.

Um juiz de falência terá que assinar o contrato esta semana, para que o processo seja completado. A Gawker Media pediu falência em junho, após um juri da Flórida ter dado Terry Bollea – lutador e estrela de reality show – U$ 140 milhões em um processo contra a empresa, que publicou um vídeo íntimo de Bollea. Ainda que a decisão contra Gawker pudesse ser revertida, ou a multa reduzida, Denton ainda foi compelido a vender a companhia.

Ziff Davis, publisher da americana PCMag, e outros verticais focados em tecnologia, fizeram uma oferta de U$ 90 milhões à Gawker em junho, já preparando o terreno para futuros compradores. Apesar da especulação de que outras companhias estariam no mix, apenas Ziff Davis e Univision parecem ter feito ofertas pela companhia inteira até o deadline nesta segunda-feira.

A Univision, a maior rede em língua espanhola do país, tem feito compras durante o último ano para aumentar sua presença no ambiente digital e cativar millennials. A companhia comprou uma participação de controle no americano The Onion em janeiro e, alguns meses depois, adquiriu o canal de TV Fusion, focado também no público jovem. Este movimento foi seguido pela compra do site The Root no ano passado, voltado para notícias e cultura afroamericana.

Antigo repórter do Financial Times e empreendedor dos tempos embrionários da TV, Denton começou seu império de blogs com o Gizmodo em 2002. O Gawker.com foi lançado no ano seguinte, e rapidamente ficou conhecido por contestar o establishment da mídia em um tom provocativo. Ao longo dos anos, os sites da Gawker Media trouxeram inúmeras histórias sobre o governo, notícias e o mundo da tecnologia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também