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US Consulting cresce com oferta de serviços de mídia na AL
No mercado há dez anos, empresa lançou dois serviços específicos para o continente latino-americano, onde tributação e moedas são pedras nos sapatos de agências e marcas
US Consulting cresce com oferta de serviços de mídia na AL
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BuscarNo mercado há dez anos, empresa lançou dois serviços específicos para o continente latino-americano, onde tributação e moedas são pedras nos sapatos de agências e marcas
17 de fevereiro de 2014 - 10h26
POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br
Quando o assunto é compra programática de mídia online, a América Latina fica em segundo plano. Os mercados norte-americano, europeu e asiático já tomam grande parte da atenção e do dinheiro das grandes empresas, o que resulta em soluções pensadas exclusivamente para aquelas regiões. Segundo Leandro Cruz de Paula, chief revenue officer da US Consulting, as particularidades do continente latino-americano não são supridas pelas empresas que atuam nesse setor. “Questões que vão desde o idioma ao billing de moeda local, impostos e comissões de agências não são consideradas. A maioria das ferramentas não está preparada para o mercado latino, então percebemos que licenciar uma ferramenta como as outras existentes não ia funcionar”. Para o executivo, o foco nesse gap é o que diferencia a empresa.
Fundada há dez anos, a US Media Consulting vem se consolidando em serviços de mídia para agências da América Latina, sendo que, nos últimos dois começou a desenvolver uma solução feita especificamente para as agências latino-americanas. O ano de 2013 foi fundamental para empresa definir seu posicionamento, que é o atendimento às agências de publicidade por meio de tecnologias desenvolvidas pela própria equipe. Com escritórios no Brasil, Colômbia, México, Guatemala, Argentina e sede em Miami, a empresa conta com 50 clientes ativos.
O pilar da companhia são dois serviços destinados a áreas menos estratégicas de relacionamento com o cliente. A primeira delas é o Media Management System, solução para a primeira etapa do Long Tail, a compra de sites específicos para complementar campanhas. A ferramenta atua como uma espécie de CRM para veículos de mídia e foi idealizada para dar respaldo à rapidez das demandas da agência. Segundo Cruz de Paula, dos 60 meios digitais que uma agência compra para seus clientes, cerca de 20% são provenientes de meios estratégicos, porém os demais meios ainda são muito importantes para a estrutura da agência, pois reduz “horas-homem” nas campanhas fragmentadas e estrutura de suporte. No momento, há mais de 4.500 meios cadastrados nesse sistema, afirma a empresa.
A segunda ferramenta é o Media Desk, DSP destinado à compra programática de acordo com o idioma e moeda local, e considerando as estruturas de cada País. A ferramenta é a grande aposta da empresa, de acordo com Cruz de Paula. “O lançamento foi no ano passado e conseguimos iniciar o trabalho com cinquenta clientes. Temos o plano de quintuplicar o numero de clientes em 2014, e multiplicar por 10 nosso faturamento”, diz. O executivo explica que, por meio do Media Desk, que agrega exchanges – DoubleClick Bid Manager, RightMedia e Rubicon Project – ao inventário da ad network Jumba, as agências podem se programar diretamente ou optar por um serviço de gerenciamento de contas, no qual um profissional da US Consulting cuida da programação, otimização e reporte de campanhas.
No Brasil, a operação cresceu 300% em 2013, segundo Cruz de Paula. Para ele, o maior desafio deste ano é encontrar talentos no mercado. “Está extremamente competitivo, não só no Brasil, mas no escritório de Miami”. Quanto aos negócios, diz que as agências estão percebendo a necessidade de tecnologias para ganho de eficiência. “As duras negociações dos clientes com as agências, desde a forma como são remuneradas, passando pela pressão da operação de mídia como um todo. Toda a questão de operação de mídia fica mais cara, pois o mercado de mídia online está inflacionado e precisa de mais pessoas”, finaliza.
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