Notícias
Viacom revela como acontece a interação TV e redes sociais
Estudo aponta que os espectadores se envolvem, em média, em 10 atividades relacionadas à TV em plataformas de mídia social
Viacom revela como acontece a interação TV e redes sociais
BuscarViacom revela como acontece a interação TV e redes sociais
BuscarEstudo aponta que os espectadores se envolvem, em média, em 10 atividades relacionadas à TV em plataformas de mídia social
24 de maio de 2013 - 11h03
A Viacom Internacional Media Networks apresentou os resultados de seu novo estudo global “When Networks Network: TV Gets Social” que investigou a relação entre televisão e uso de redes sociais. Segundo o estudo, três principais fatores motivam o uso: funcionalidade, popularidade e diversão. A pesquisa global contou com usuários de mídias sociais dos EUA, além de comunidades online em países como Reino Unido e Alemanha. Também foram realizadas pesquisas no Brasil, Alemanha e Rússia, com espectadores da Viacom com idades entre 13 e 49 anos que utilizam uma ou mais plataformas de mídias sociais pelo menos uma vez por semana.
Os espectadores se envolvem, em média, em 10 atividades relacionadas à TV em plataformas de mídia social, incluindo: interagindo com amigos e fãs (72%), seguindo/ curtindo os perfis um programa de TV (57%); compartilhando ou recomendando (61%), assistindo clipes completos ou trailers (61%), buscando informações e horários de exibição dos programas (66%) e jogando ou inscrevendo-se para concorrer a brindes (49%). Da análise de um total de 24 atividades em mídia social monitoradas, foram descobertos três tipos distintos de motivação para uso das redes em conjunto com a televisão: funcionalidade (busca por informações, horários, notícias exclusivas, etc.); popularidade (marca pessoal, conexão com os outros) e diversão (uso de jogos, participação em concursos).
"Nosso objetivo com esta pesquisa era entender o que impulsiona o nosso público para as mídias sociais e compreender a forma como a sua atividade de mídia social impacta seu comportamento como telespectador", revelou Colleen Fahey Rush, vice-presidente executivo e diretor de pesquisa da Viacom Media Networks.
Funcionalidade
– Manter-se informado sobre as datas e os horários de exibição dos programas (44%);
– Atualizar-se sobre as últimas notícias dos programas (45%) e
– Ter acesso exclusivo a informações sobre os programas (37%), vídeos (36%) e teasers de próximos capítulos (36%).
Popularidade
– 41% acessam as redes sociais dos programas com mais frequência
– 39% acessam o site do programa ou canal com mais frequência
– 27% são mais propensos a baixar aplicativos relacionados ao programa
Diversão
– Mais de 30% dos usuários jogam games relacionados com programas de televisão pelo menos uma vez por semana.
– Entre os jogadores sociais que acompanham um programa de TV e jogam games relacionados, 75% jogam mesmo fora das temporadas de episódios inéditos.
– Os jogos online relacionados com conteúdo de televisão são uma forma de contato frequente e uma maneira de manter-se conectado com os telespectadores durante o ano todo.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores