Notícias
Yahoo adota métrica de viewability para anunciantes
Portal anuncia que passará a cobrar de seus anunciantes pela visualização efetiva das peças publicitárias em sua página
Yahoo adota métrica de viewability para anunciantes
BuscarYahoo adota métrica de viewability para anunciantes
BuscarPortal anuncia que passará a cobrar de seus anunciantes pela visualização efetiva das peças publicitárias em sua página
25 de junho de 2014 - 12h02
Em uma tentativa de valorizar o meio Internet e mostrar aos anunciantes que as verbas direcionadas à web podem ter um valor maior, o Yahoo anunciou que passará a cobrar apenas pelos anúncios que forem efetivamente visualizados pelos leitores.
Chamado de Prime View, a ferramenta de viewability do Yahoo é um passo significativo para a indústria digital, uma vez que a companhia é um dos maiores negociadores de publicidade online do mundo. A adoção da ferramenta seria uma maneira de contrariar a ideia de que grande parte dos anúncios online passam despercebidos pelos usuários. Apesar da inovação, o Prime View possui alguns recursos limitados em comparação com algumas ferramentas já oferecidas no mercado, como a do Google.
O termo viewability tem sido frequente entre os debates do universo digital, uma vez que os anunciantes conservam a impressão de que muitos de seus anúncios ficam “invisíveis” nas telas. No ano passado, a ComScore avaliou que 54% dos anúncios online podem nunca ser vistos pelos usuários da web.
Entidades do mercado, como o Interactive Advertising Bureau (IAB) vem tentando organizar esforços para resolver essa questão da visibilidade nos anúncios online. Neste ano, o Media Rating Council, especializado na definição de padrões do setor da mídia, estabeleceu um conceito para a discussão: se pelo menos 50% de uma peça publicitária ficar diante do usuário, na tela, por um segundo, ela já é considerada “visível”. A nova ferramenta do Yahoo, credenciada pelo Media Rating Council, adota esse padrão.
Apenas os anunciantes que compram mídia diretamente do time de vendas do Yahoo, nos Estados Unidos, terão o direito de utilizar a métrica do Prime View, de acordo com Eric Lange, VP de produtos publicitários do Yahoo. E esses serão limitados aos anúncios previstos no inventário do portal que contemplam essa tecnologia de visibilidade.
Por enquanto, a nova tecnologia aplica-se somente aos sites do Yahho visualizados em computadores e notebooks, não valendo para as versões mobile. Sites de terceiros que utilizam a tecnologia do Yahoo para vender anúncios publicitários também não podem fazer uso da métrica.
Do Meio & Mensagem
Com informações do Advertising Age
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores