Inteligência artificial: 25% das empresas ainda não utilizam
Qualibest realizou pesquisa durante o Web Summit Rio para mapear à adesão às novas ferramentas
Inteligência artificial: 25% das empresas ainda não utilizam
BuscarQualibest realizou pesquisa durante o Web Summit Rio para mapear à adesão às novas ferramentas
Meio & Mensagem
9 de junho de 2023 - 8h00
O conceito de inteligência artificial vem ganhando mais presença e adesão no ambiente corporativo. Seja com ChatGPT ou outras ferramentas, as empresas vêm procurando otimizar seus processos e descobrir formas mais ágeis de alcançar os objetivos de negócios.
Com a finalidade de compreender o quanto os profissionais e empresas já estão familiarizados com as novas tecnologias, a Qualibest aproveitou o Web Summit Rio, realizado em maio, para fazer uma pesquisa.
Desse modo, a empresa entrevistou, durante o evento, 567 pessoas na tentativa de compreender o patamar que suas
empresas estão em relação à adoção de novas tecnologias.
A fim de ter uma amostra mais representativa, a Qualibest procurou diversificar a faixa etária e níveis hierárquicos dos entrevistados.
Entre os respondentes, 60% eram mulheres e 40% eram homens; 3 em cada dez trabalhavam em startups.
E, para contemplar diferentes perfis de empresas, foram escolhidos profissionais de companhias cujo faturamento vai de R$ 360 mil até mais de R$ 20 milhões.
Nesse estudo, a Qualibest apurou que 25% das empresas dos profissionais entrevistados ainda não utilizam nenhuma ferramenta de inteligência artificial.
A respeito desse tema, os entrevistados disseram que, nessa seara de inovação, a IA é a tecnologia mais implementada nas empresas, seguida de realidade virtual e de internet das coisas.
E, em relação ao uso de inteligência artificial, 85% dos respondentes da pesquisa afirmaram que fazem uso de alguma ferramenta no dia a dia.
Confira, abaixo, as ferramentas de IA mais utilizadas pelos profissionais ouvidos pela Qualibest:
Compartilhe
Veja também
IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação
Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce