JCDecaux testa robô interativo no ponto de venda
Ativação com Qualy analisa como a solução pode reforçar a comunicação em ambientes de varejo

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)
Depois de avançar no inventário 100% digitalizado em metrôs, aeroportos e supermercados, a JCDecaux estreia o Robô OOH, tecnologia de inteligência artificial desenvolvida para interagir com consumidores em ambientes de grande circulação.
A solução permite criar interações personalizadas para cada marca, com identidade visual própria, roteiros conversacionais, quizzes, receitas, recomendações e até mensagens específicas por loja.
A novidade entrou em operação em parceria com Qualy, no Carrefour de Pinheiros, em São Paulo, como parte da campanha “Gosto de Qualy”.
Batizado de “Qualyzinho”, o robô conversa com o público, apresenta conteúdos personalizados, sugere receitas, ajuda a localizar produtos na loja e conduz pequenas jornadas de interação.
“Os dados de vendas por loja, dia da semana e faixa horária permitem adaptar conteúdos durante a campanha”, explica Silvia Ramazzotti, diretora de Marketing da JCDecaux no Brasil. Isso inclui trocar mensagens, reforçar ofertas, testar abordagens e ajustar a comunicação conforme o desempenho de cada produto.
Segundo a porta-voz, a tecnologia interativa “amplia a estratégia da empresa de fortalecer soluções digitais, dados e experiências na jornada da audiência”. Ela afirma que a solução “personaliza ainda mais a ação das marcas e oferece informações adicionais sobre produtos e serviços”.
Como funciona o Robô OOH da JCDecaux?
O robô utiliza IA para identificar a presença das pessoas e analisar expressões faciais apenas para indicar disposição para interação. Ele só se aproxima de quem demonstra interesse.
Silvia reforça que não há identificação de indivíduos, o reconhecimento de expressões serve exclusivamente para acionar o convite à interação. “Os dados são anônimos e tratados com base em práticas de privacidade e respeito à LGPD”, afirma.
Entre as informações coletadas estão respostas a quizzes, uso de QR codes, tempo de engajamento e preferências declaradas pelo consumidor, registrado somente para aprimorar a experiência.
A executiva afirma que o público tem reagido bem à novidade, impulsionado pela curiosidade e pela naturalidade das interações espontâneas.
Os primeiros aprendizados mostram que conteúdos personalizados e interações rápidas próximas ao momento de compra tendem a elevar o engajamento.

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)
“Esse projeto mostra como tecnologia e inteligência de dados aproximam marcas do momento decisivo de compra e da jornada diária da audiência”, afirma Silvia. “O objetivo é criar experiências mais interativas e relevantes em ambientes urbanos.”
Ao fim da ativação, que segue até 21 de dezembro em cinco lojas da Grande São Paulo (Pinheiros, Pamplona, Imigrantes, Osasco e Maria Campos), a empresa pretende comparar o desempenho de lojas com e sem o recurso para avaliar os resultados.
Para 2026, a JCDecaux também prevê ampliar a presença da tecnologia em mais lojas do Carrefour e levar a solução também para metrôs e aeroportos.