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JCDecaux testa robô interativo no ponto de venda

Ativação com Qualy analisa como a solução pode reforçar a comunicação em ambientes de varejo

i 12 de dezembro de 2025 - 6h39

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)

Depois de avançar no inventário 100% digitalizado em metrôs, aeroportos e supermercados, a JCDecaux estreia o Robô OOH, tecnologia de inteligência artificial desenvolvida para interagir com consumidores em ambientes de grande circulação.

A solução permite criar interações personalizadas para cada marca, com identidade visual própria, roteiros conversacionais, quizzes, receitas, recomendações e até mensagens específicas por loja.

A novidade entrou em operação em parceria com Qualy, no Carrefour de Pinheiros, em São Paulo, como parte da campanha “Gosto de Qualy”.

Batizado de “Qualyzinho”, o robô conversa com o público, apresenta conteúdos personalizados, sugere receitas, ajuda a localizar produtos na loja e conduz pequenas jornadas de interação.

“Os dados de vendas por loja, dia da semana e faixa horária permitem adaptar conteúdos durante a campanha”, explica Silvia Ramazzotti, diretora de Marketing da JCDecaux no Brasil. Isso inclui trocar mensagens, reforçar ofertas, testar abordagens e ajustar a comunicação conforme o desempenho de cada produto.

Segundo a porta-voz, a tecnologia interativa “amplia a estratégia da empresa de fortalecer soluções digitais, dados e experiências na jornada da audiência”. Ela afirma que a solução “personaliza ainda mais a ação das marcas e oferece informações adicionais sobre produtos e serviços”.

Como funciona o Robô OOH da JCDecaux?

O robô utiliza IA para identificar a presença das pessoas e analisar expressões faciais apenas para indicar disposição para interação. Ele só se aproxima de quem demonstra interesse.

Silvia reforça que não há identificação de indivíduos, o reconhecimento de expressões serve exclusivamente para acionar o convite à interação. “Os dados são anônimos e tratados com base em práticas de privacidade e respeito à LGPD”, afirma.

Entre as informações coletadas estão respostas a quizzes, uso de QR codes, tempo de engajamento e preferências declaradas pelo consumidor,  registrado somente para aprimorar a experiência.

A executiva afirma que o público tem reagido bem à novidade, impulsionado pela curiosidade e pela naturalidade das interações espontâneas.

Os primeiros aprendizados mostram que conteúdos personalizados e interações rápidas próximas ao momento de compra tendem a elevar o engajamento.

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)

Conheça o Qualyzinho, o Robô OOH da JCDecaux (Crédito: Divulgação)

“Esse projeto mostra como tecnologia e inteligência de dados aproximam marcas do momento decisivo de compra e da jornada diária da audiência”, afirma Silvia. “O objetivo é criar experiências mais interativas e relevantes em ambientes urbanos.”

Ao fim da ativação, que segue até 21 de dezembro em cinco lojas da Grande São Paulo (Pinheiros, Pamplona, Imigrantes, Osasco e Maria Campos), a empresa pretende comparar o desempenho de lojas com e sem o recurso para avaliar os resultados.

Para 2026, a JCDecaux também prevê ampliar a presença da tecnologia em mais lojas do Carrefour e levar a solução também para metrôs e aeroportos.