Notícias

Captação das salestechs ultrapassa R$ 900 milhões em 2024

Levantamento da Liga Ventures em parceria com a tl;dv aponta que as 266 startups mapeadas têm tido crescimento consistente ano a ano

i 1 de agosto de 2025 - 6h20

Captação das salestechs crescem a cada ano, diz estudo (Crédito: gorodenkoff-shutterstock)

Captação das salestechs crescem a cada ano, diz estudo (Crédito: gorodenkoff-shutterstock)

A Liga Ventures em parceria com a tl;dv, apresentam o estudo Startup Landscape: Salestechs 2025, que revela a evolução das startups do segmento no Brasil.

O material aponta que as 266 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de ajudar as equipes de vendas a aumentarem sua eficiência, captaram R$ 934 milhões de investimento em 2024, em 14 transações.

As principais categorias são: operações de vendas (25,2%); atendimento (21,4%); enriquecimento e análise de dados (15%); CRM (14,7%); prospecção e qualificação (13,2%); fechamento e retenção (7,9%) e dashboards (2,6%).

Segundo Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, os investimentos dessas empresas têm crescido ano a ano, impulsionadas por duas rodadas grandes captadas pela CRM Bônus, plataforma de fidelização e conversão, e pela Blip, solução de atendimento com IA. Juntas, as duas somaram 77% do valor total captado no ano.

“O mercado de Salestechs é dominado principalmente por produtos de SaaS (software as a service) e tem amadurecido ano a ano, marcado pela consolidação de grandes startups que têm tido destaque em cada categoria. Há agora uma nova geração de startups que têm surgido valendo-se da ascensão da IA generativa e que tem potencial de causar uma transformação no segmento”, diz.

Uso de inteligência artificial

Apesar de serem uma das primeiras verticais de mercado que demonstram a aplicação mais concreta de inteligência artificial sendo usada em escala, com soluções como sales copilots, agentes SDR o relatório aponta que apenas 30% delas aplicam inteligência artificial em suas soluções.

Essas empresas aplicam esses recursos em atendimento ao cliente, enriquecimento e qualificação de dados, customização do relacionamento com o cliente, recomendações personalizadas, automação do backoffice e copiloto para operações de vendas.

Na distribuição, do uso de tecnologia, a IA é apenas a terceira mais utilizada, precedida por API (48%); Data Analytics (32%). Big Data (22%) e Dashboard (21%) vêm logo depois.

“Embora pareça óbvia essa adoção, o processo não é simples: exige maturidade técnica tanto de quem está desenvolvendo a solução, quanto dos clientes que compram a solução para adotarem em seus processos de vendas”, destaca Grossi.