Vivo faz parceria com Perplexity e oferece IA a clientes
Parceria exclusiva busca democratizar IA e reforçar liderança em inovação em telecomunicações

Vivo oferece acesso à IA da Perplexity a clientes (Crédito: Divulgação)
Em novembro do ano passado, a Vivo firmou parceria com a Perplexity para oferecer, gratuitamente, o acesso ao Perplexity Pro.
É uma ferramenta de busca baseada em inteligência artificial generativa (GenAI) que a operadora oferece aos clientes do programa Vivo Valoriza.
A tele, no entanto, não quis comentar a iniciativa.
Mas enviou nota na qual afirma que a medida faz parte de sua estratégia de oferecer experiências inovadoras e relevantes.
Assim, a ferramenta permite que os usuários escolham modelos de linguagem como o ChatGPT 4.1/GPT-5 (OpenAl), Gemini Pro 2.5 (Google) e Claude 4.0 Sonnet (Anthropic).
Segundo a Vivo, o objetivo é democratizar o acesso à IA e torná-la útil no dia a dia de milhões de brasileiros.
“A exclusividade do Perplexity Pro no portfólio da Vivo tem como objetivo posicionar a operadora como líder em inovação no setor de telecomunicações, reforçando seu papel como empresa de tecnologia além da telefonia tradicional”, diz um trecho do comunicado.
De fato, a companhia avalia oportunidades de aplicar IA em outros pontos da jornada do cliente e acompanhará métricas de uso para medir o sucesso do benefício.
Ainda, a Vivo não respondeu se pretende estender a oferta do Perplexity Pro a outros planos ou serviços no futuro.
Tampouco detalhou quais métricas pretende acompanhar para medir o sucesso do benefício.
Contudo, no mercado brasileiro, a Vivo não é a única operadora a apostar em IA.
Recentemente, a Claro anunciou parceria com a OpenAI.
Pelo acordo, dessa forma, clientes do Claro Multi e de planos móveis podem acessar o ChatGPT Plus de forma gratuita por até quatro meses, o que inclui acesso sem consumir a franquia de internet em alguns aplicativos.