O perfil de consumo dos envolvidos com o tráfico
Pesquisa feita pelo Data Favela procurou mapear, pela primeira vez, os hábitos das pessoas envolvidas com a criminalidade, em diferentes estados brasileiros

Pesquisa ouviu moradores de favelas de 23 estados brasileiros para mapear os hábitos das pessoas que trabalham para o ecossistema do tráfico (Crédito: Shutterstock)
Pela primeira vez, um estudo quis entender, com maior profundidade, as preferências em relação a consumo, estilo de vida, objetivos e hábitos culturais de um grupo que não costuma ser mapeado pelas empresas de pesquisa: os cidadãos envolvidos com o crime, mais especificamente com o tráfico de drogas.
Nessa segunda-feira, 17, o Data Favela apresentou os resultados do Raio X da Vida Real, que entrevistou 3.954 pessoas, que moram em favelas de 23 estados brasileiros e que exercem algum tipo de atividade regular para a manutenção do tráfico no Brasil.
A proposta, segundo o instituto, é fornecer um olhar mais amplo a respeito de suas relações familiares, escolaridade e também hábitos de consumo. Pela complexidade da amostra e do estudo, o Data Favela conta que a análise dos dados coletados foi realizada por uma equipe multidisciplinar, com ampla experiência em pesquisa social e atuação direta nas favelas.
As marcas mais utilizadas pelas pessoas ligadas ao crime
Além de entrevistas as pessoas sobre questões relacionadas à família, saúde, escolaridade, educação e motivos que as levaram para uma atuação junto ao crime, o Data Favela também dedicou uma área do estudo para analisar as marcas e empresas com quem esse público mais relaciona, bem como para entender a preferência desse grupo em relação a diferentes segmentos econômicos.
A respeito das finanças, a pesquisa registrou como a situação irregular dos entrevistados impacta a utilização do sistema bancário formal. Entre os entrevistados, 28% dizem que guarda o dinheiro na própria casa e 10% prefere guardar nas casas de familiares ou de amigos e 2% guardam em um cofre. Os que guardam dinheiro em banco são 16% dos entrevistados.
Já 7% dizem investir em bens, como imóveis ou carros, enquanto 5% fazem investimentos financeiros e 4% compram ouro ou joias.
Entre os entrevistados que usam o sistema bancário formal, o Data Favela questionou sobre os bancos com quem trabalham. Nessa categoria, as pessoas puderem citar mais de uma instituição financeira.
O Bradesco apareceu em primeiro lugar, com 21% das citações, seguido por Itapu, com 16%. Também aparecem na lista a Caixa Econômica Federal (14%), Nubank (13%), Banco do Brasil11%) e Santander (9%).
O estudo ainda questionou os entrevistados a respeito das marcas preferidas em diferentes categorias. Veja, abaixo, as mais citadas:
| Eletrônicos | |
| Marca | Porcentagem |
| Apple | 31% |
| Samsung | 31% |
| Xiaomi | 12% |
| Motorola | 7% |
| LG | 5% |
| Operadoras de celular | |
| Marca | Porcentagem |
| Claro | 35% |
| TIM | 30% |
| Vivo | 20% |
| Oi | 8% |
| Algar | 1% |
| Nextel | 1% |
| Alô Social | 1% |
| Não possuem linha | 2% |
| Não responderam | 2% |
| Marketplace | |
| Marca | Porcentagem |
| Shopee | 29% |
| Mercado Livre | 21% |
| Amazon | 12% |
| Shein | 5% |
| Temu | 5% |
| Americanas | 3% |
| Magazine Luiza | 2% |
| AliExpress | 2% |
| Casas Bahia | 2% |
| Café | |
| Marca | Porcentagem |
| Pilão | 21% |
| Três Corações | 14% |
| Melitta | 14% |
| Café do Ponto | 4% |
| Caboclo | 4% |
| Nespresso | 3% |
| Santa Clara | 3% |
| São Braz | 2% |
| Cerveja | |
| Marca | Porcentagem |
| Heineken | 19% |
| Brahma | 14% |
| Skol | 12% |
| Antarctica | 7% |
| Itaipava | 7% |
| Budweiser | 5% |
| Bohemia | 4% |
| Corona | 3% |
| Original | 3% |
| Amstel | 2% |
| Roupas | |
| Marca | Porcentagem |
| Nike | 23% |
| Lacoste | 14% |
| Adidas | 10% |
| Oakley | 8% |
| Quicksilver | 8% |
| Onbongo | 6% |
| Tommy | 3% |
| Motos | |
| Marca | Porcentagem |
| Honda | 32% |
| BWM | 17% |
| Yamaha | 16% |
| Kawasaki | 10% |
| Suzuki | 5% |
| Ducati | 2% |
| Carros | |
| Marca | Porcentagem |
| BMW | 11% |
| Toyota | 11% |
| Volkswagen | 11% |
| Fiat | 9% |
| Chevrolet | 9% |
| Jeep | 7% |
| Honda | 6% |
| Hyundai | 5% |
| Limpeza | |
| Marca | Porcentagem |
| Omo | 21% |
| Brilhante | 17% |
| Veja | 7% |
| Ypê | 5% |
| Ariel | 5% |
| Cif | 5% |
| Pasta de Dente | |
| Marca | Porcentagem |
| Colgate | 35% |
| Sorriso | 15% |
| Oral-B | 12% |
| Close-up | 10% |
| Sensodyne | 9% |
| Sabonete | |
| Marca | Porcentagem |
| Dove | 15% |
| Lux | 14% |
| Protex | 13% |
| Palmolive | 11% |
| Natura | 9% |
| O Boticário | 5% |
| Cigarro | |
| Marca | Porcentagem |
| Hollywood | 12% |
| Derby | 8% |
| Free | 7% |
| Marlboro | 7% |
| Dunhill | 6% |
| Minister | 5% |
| Lucky Strike | 5% |
| Eight | 3% |
| Não fumam | 26% |
