Nubank é o banco mais reconhecido nas favelas do Brasil
Dado é fruto do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social

Nubank está entre as principais instituições financeiras nas favelas (Crédito: Diego Thomazini/Shuttertock)
O Nubank é a instituição financeira com maior awareness nas favelas, superando a Caixa Econômica Federal, instituição pela qual a maioria dos trabalhadores brasileiros recebe benefícios do governo. A constatação é fruto do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social. Assinante de Meio & Mensagem tem acesso ao conteúdo na íntegra aqui.
Enquanto a média do Net Promoter Score (NPS) do setor de bancos e serviços financeiros nas favelas é de aproximadamente 42, o do Nubank chega próximo a 90 pontos e o do Banco Inter atinge 84. Essa dominância transversal do Nubank é sustentada por atributos simbólicos como confiança, inclusão e identificação, especialmente entre o público feminino.
Apesar de apresentar um forte NPS, o Banco Inter, por sua vez, aparece tímido em atributos, mostrando que sua aceitação está mais ligada à usabilidade prática do que o vínculo emocional. Já o PicPay aparece em segundo como força digital, associado a inclusão e transparência.
Entre os bancos tradicionais, a Caixa se destaca, liderando praticamente todos os quesitos analisados, como confiança, qualidade, acessibilidade, sustentabilidade, valorização da diversidade e identificação pessoal. Já o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander apresentam desempenho inferior em quase todos os indicadores.
Atributos percebidos pelos consumidores nas marcas da categoria de bancos e serviços financeiros tradicionais
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem Qualidade | Eu Admiro | É Transparente | É para todos |
Banco do Brasil | 21,5% | 21,2% | 21,9% | 18,1% | 21,2% | 23,5% |
Bradesco | 24,7% | 23,0% | 25,3% | 21,6% | 23,5% | 25,1% |
Caixa Econômica | 31,8% | 31,2% | 30,7% | 27,9% | 29,6% | 37,5% |
Itau | 25,0% | 24,7% | 26,5% | 24,4% | 25,1% | 25,4% |
Santander | 19,6% | 20,7% | 21,8% | 19,8% | 20,1% | 23,3% |
Resposta | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita minha vida | Me identifico |
Banco do Brasil | 29,2% | 25,0% | 13,4% | 14,8% |
Bradesco | 29,4% | 24,4% | 17,8% | 19,9% |
Caixa Econômica | 37,4% | 31,9% | 23,7% | 24,4% |
Itau | 29,5% | 26,0% | 18,7% | 20,2% |
Santander | 25,1% | 21,8% | 16,5% | 16,8% |
Atributos percebidos pelos consumidores nas marcas da categoria de bancos e serviços financeiros digitais
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem Qualidade | Eu Admiro | É Transparente | É para todos |
Banco Inter | 18,3% | 18,9% | 19,9% | 17,5% | 17,3% | 22,8% |
C6 Bank | 8,6% | 10,5% | 9,4% | 8,5% | 9,4% | 15,1% |
Neon | 9,2% | 12,1% | 10,6% | 10,4% | 10,1% | 15,5% |
Nubank | 46,4% | 48,4% | 48,4% | 47,0% | 46,0% | 52,2% |
PicPay | 24,4% | 25,9% | 25,9% | 23,0% | 24,1% | 31,0% |
Resposta | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita minha vida | Me identifico |
Banco Inter | 20,1% | 18,8% | 16,2% | 17,5% |
C6 Bank | 12,4% | 12,6% | 6,9% | 6,3% |
Neon | 13,1% | 13,0% | 9,1% | 9,1% |
Nubank | 49,7% | 47,6% | 49,2% | 48,0% |
PicPay | 28,0% | 26,2% | 21,3% | 21,6% |
Metodologia Tracking das Favelas
Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.