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Nubank é o banco mais reconhecido nas favelas do Brasil

Dado é fruto do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social

i 24 de setembro de 2025 - 7h51

Nubank favelas

Nubank está entre as principais instituições financeiras nas favelas (Crédito: Diego Thomazini/Shuttertock)

O Nubank é a instituição financeira com maior awareness nas favelas, superando a Caixa Econômica Federal, instituição pela qual a maioria dos trabalhadores brasileiros recebe benefícios do governo. A constatação é fruto do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social. Assinante de Meio & Mensagem tem acesso ao conteúdo na íntegra aqui.

Enquanto a média do Net Promoter Score (NPS) do setor de bancos e serviços financeiros nas favelas é de aproximadamente 42, o do Nubank chega próximo a 90 pontos e o do Banco Inter atinge 84. Essa dominância transversal do Nubank é sustentada por atributos simbólicos como confiança, inclusão e identificação, especialmente entre o público feminino. 

Apesar de apresentar um forte NPS, o Banco Inter, por sua vez, aparece tímido em atributos, mostrando que sua aceitação está mais ligada à usabilidade prática do que o vínculo emocional. Já o PicPay aparece em segundo como força digital, associado a inclusão e transparência.

Entre os bancos tradicionais, a Caixa se destaca, liderando praticamente todos os quesitos analisados, como confiança, qualidade, acessibilidade, sustentabilidade, valorização da diversidade e identificação pessoal. Já o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander apresentam desempenho inferior em quase todos os indicadores.

Atributos percebidos pelos consumidores nas marcas da categoria de bancos e serviços financeiros tradicionais

Resposta Eu confio Valoriza a diversidade Tem Qualidade Eu Admiro É Transparente É para todos
Banco do Brasil 21,5% 21,2% 21,9% 18,1% 21,2% 23,5%
Bradesco 24,7% 23,0% 25,3% 21,6% 23,5% 25,1%
Caixa Econômica 31,8% 31,2% 30,7% 27,9% 29,6% 37,5%
Itau 25,0% 24,7% 26,5% 24,4% 25,1% 25,4%
Santander 19,6% 20,7% 21,8% 19,8% 20,1% 23,3%
Resposta É fácil de encontrar É sustentável Facilita minha vida Me identifico
Banco do Brasil 29,2% 25,0% 13,4% 14,8%
Bradesco 29,4% 24,4% 17,8% 19,9%
Caixa Econômica 37,4% 31,9% 23,7% 24,4%
Itau 29,5% 26,0% 18,7% 20,2%
Santander 25,1% 21,8% 16,5% 16,8%

Atributos percebidos pelos consumidores nas marcas da categoria de bancos e serviços financeiros digitais

Resposta Eu confio Valoriza a diversidade Tem Qualidade Eu Admiro É Transparente É para todos
Banco Inter 18,3% 18,9% 19,9% 17,5% 17,3% 22,8%
C6 Bank 8,6% 10,5% 9,4% 8,5% 9,4% 15,1%
Neon 9,2% 12,1% 10,6% 10,4% 10,1% 15,5%
Nubank 46,4% 48,4% 48,4% 47,0% 46,0% 52,2%
PicPay 24,4% 25,9% 25,9% 23,0% 24,1% 31,0%
Resposta É fácil de encontrar É sustentável Facilita minha vida Me identifico
Banco Inter 20,1% 18,8% 16,2% 17,5%
C6 Bank 12,4% 12,6% 6,9% 6,3%
Neon 13,1% 13,0% 9,1% 9,1%
Nubank 49,7% 47,6% 49,2% 48,0%
PicPay 28,0% 26,2% 21,3% 21,6%

Metodologia Tracking das Favelas

Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.