Pix é a forma de pagamento preferida para a Black Friday
Levantamento da RKZ Insights revela um consumidor mais consciente e preocupado com controle sobre gastos

Compras na Black Friday estão ligada às festas de fim de ano (Créditos: Seventy Four/Shutterstock)
À medida que a Black Friday se aproxima, os brasileiros demonstram uma postura mais racional no que tange ao consumo, equilibrando desejo, conveniência e responsabilidade financeira. É o que revela uma pesquisa realizada pela RZK Insights, que entrevistou 16 mil pessoas para mapear as principais tendências do consumo urbano neste ano.
Segundo o levantamento, há um potencial de consumo de R$ 2,74 bilhões entre os entrevistados, com o ticket médio de R$ 1.040.
O meio de pagamento preferido entre os consumidores é o Pix à vista (24%), que, pela primeira vez, ultrapassa o cartão de crédito (16%). Essa tendência mostra uma mudança no comportamento do consumidor, que prioriza compras à vista como forma de evitar juros e ter controle sobre gastos.
O levantamento também revela que a conexão entre a data e as festas de fim de ano se estreitou: cerca de 68% dos entrevistados afirmam usar a data para antecipar compras de Natal. Oito em cada dez brasileiros planejam comprar produtos para uso próprio, enquanto 19% pensa em presentear.
“A Black Friday deixou de ser uma ação promocional isolada e passou a ser o marco inicial da temporada de consumo de fim de ano. A data é o aquecimento para o Natal, e as marcas que aproveitarem vão conquistar relevância emocional e preferência”, afirma Paulo Queiroz, CEO da RZK Digital.
Produtos mais desejados
O levantamento da RZK Digital revela que os eletrodomésticos lideram as preferências de compra entre os brasileiros. Entre os produtos mais desejados estão Smart TVs (19%), geladeiras (12%), Air Fryer (10%), fogão (11%) e máquina de lavar (10%).
Além disso, fatores como frete grátis (31%) e prazo de entrega rápido (11%) estão entre os principais influenciadores na decisão de compra, logo atrás dos descontos agressivos (37%). “A combinação preço + conveniência é o novo padrão de valor percebido. O consumidor quer vantagem tangível e logística eficiente”, explica Queiroz.
Mais da metade dos consumidores planeja comprar em lojas online, enquanto cerca de 40% prioriza lojas físicas de bairro e centros comerciais. Entre as lojas físicas mais buscadas, destacam-se grandes varejistas (24%), comércios populares (22%) e lojas de bairro (21%).
Metodologia
A pesquisa foi conduzida entre maio e outubro de 2025, nas regiões de São Paulo, Recife e Brasília. O grau de confiança é de 99% e a margem de erro é de até 1,6%.