Comunicação

Omnicom Media Group e IPG Mediabrands se unem e formam a Omnicom Media

Estrutura terá mais de 900 colaboradores, quatro agências de mídia, quatro especialistas e uma full service

i 15 de dezembro de 2025 - 6h28

Como mais uma etapa do processo de fusão entre Omnicom e IPG, a holding apresenta sua nova estrutura de mídia: a Omnicom Media. A agência é fruto da integração entre Omnicom Media Group e IPG Mediabrands e nasce com mais de 900 colaboradores.

Omnicom Media

Maurício Gallian e Ricardo Franken (Crédito: Divulgação)

Com o movimento, Ariel Bérgamo, CEO da IPG Mediabrands no Brasil, assume o cargo de chief client officer para América Latina da Omnicom Media, respondendo diretamente ao CEO Latam da operação, Julian Porras.

Com Bérgamo no comando, a IPG Mediabrands liderou por dois anos consecutivos os investimentos em compra de mídia no País, de acordo com dados do Cenp-Meios. O executivo participará do processo de transição da operação brasileira que será liderada por Maurício Gallian e Ricardo Franken, que permanecem como sócios e assumem de maneira conjunta o cargo de CEO.

Gallian será CEO e presidente de media & operations, enquanto Franken assume como CEO e presidente de growth & revenue. Os executivos já atuavam, juntos, como co-CEO’s na liderança do Omnicom Media Group. A entrada no grupo se deu com a aquisição da Integer\Outpromo e da Global Shopper.

Quais serão as agências da Omnicom Media?

Antes da fusão, o Omnicom Media Group contava com PhD e OMD, agências de mídia globalmente que, no Brasil, atuavam também como full service e as operações especialistas: Outpromo, Fuse, Flywheel e Creo. Já a Mediabrands atuava com Initiative, UM, Mediahub, Kinesso, Orion e unidades criativas de MullenLowe e FCB.

Agora, com a integração, a Omnicom Media passa a ter quatro agências de mídia: Initiative, UM, PhD e OMD. As especialistas Flywheel (retail tech), Outpromo (shopper & activation), Creo (social e influência) e Fuse (sports marketing).

Além disso, o grupo cria a agência full service OM Creative, que concentrará todas as contas antes atendidas por MullenLowe e FCB e as contas criativas que estavam em PhD e OMD. Na prática, todos os clientes full service de Omnicom Media serão alocados em OM Creative.

“O time inteiro que era FCB e MullenLowe, assim como os clientes, todos continuam. E essa agência, que vai se chamar OM Creative, é uma agência só em função das marcas que, globalmente, estão sumindo. Não tinha nenhum sentido que essas marcas permanecessem ativas só no Brasil”, explica Franken.

A estrutura também estará dividida entre os executivos. As agências de mídia e a área de operações respondem a Maurício Gallian. Já as agências especialistas e full service respondem a Ricardo Franken. Apesar da integração, os executivos apontam que todas as lideranças permanecem na operação e que os cortes foram realizados em áreas de suporte e posições duplicadas, que representaram menos de 2% do tamanho da agência.