TIM apresenta comitê criativo e plataforma de creators
Grupo reúne vozes externas e alta liderança para cocriar e gerar ideias para a estratégia de comunicação da marca

Erh Ray, Fred Gelli, Auana Mattar, Marcos Lacerda e Vicente Ferreira atrás; Carol Sampaio, Alberto Griselli e Fátima Pissarra à frente (Crédito: Divulgação)
A TIM institui um comitê de criatividade que reúne vozes externas e alta liderança de publicidade, design, social e influenciadores para cocriar e gerar ideias disruptivas que fortaleçam a empresa como culturalmente conectada e próxima do público.
Intitulado Mesa Criativa, o grupo é composto por Alberto Griselli, CEO da TIM; e Marcos Lacerda, vice-presidente de marca & comunicação da companhia; Erh Ray, CEO e CCO da agência BETC Havas; Fred Gelli, CEO da Tátil Design; Carol Sampaio, sócia-diretora da Stage Digital; e Fátima Pissarra, fundadora da Mynd. Auana Mattar, Chief Information Officer, e Vicente Ferreira, vice-presidente de investor relations & strategy, ambos da TIM, apoiam o grupo em algumas frentes.
Por meio de encontros presenciais trimestrais, o comitê avaliará os resultados de iniciativas de comunicação e marketing anteriores e planejará ações futuras. Além disso, os membros do grupo farão trocas online contínuas e frequentes para se manterem sempre atualizados.
MaLa, como é conhecido Lacerda, enfatiza que o intuito do comitê é colocar a ideia no centro, como prioridade na estratégia de comunicação da TIM. “Apesar de toda a tecnologia disponível para geração de eficiência, de precisão, o poder ainda está na ideia, na criatividade”, reforça.

TIM compra V8.Tech e leva 5G à Antártica
Na primeira reunião, que aconteceu na segunda-feira, 8, o comitê discutiu o calendário de 2026, que inclui a Copa do Mundo, as eleições e o patrocínio da marca ao BBB 26, na Globo, ao Rock in Rio e ao Psica, festival realizado em Belém do Pará.
A TIM deu início a pauta trazendo três símbolos ideias da companhia relacionadas à diversidade, tecnologia e conexão, que servem como “pontos de partida” para futuras comunicações da marca.
Com relação à diversidade, o case apresentado foi a Favela 5G, em parceria com a ONG de Edu Lyra Gerando Falcões. Já o exemplo trazido no que diz respeito a tecnologia e segurança foi o Block Pin, um dispositivo que bloqueia o celular do usuário caso ele seja roubado e se afaste a uma certa distância, lançado pela TIM no Carnaval deste ano. Por fim, com relação à conexão e cobertura, o case apresentado foi o lançamento do 5G na Antártica, expandindo sua presença tecnológica na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Plataforma de creators
Para o próximo ano, a TIM lançará uma plataforma proprietária de tecnologia de creators e UGCs (User-Generated Content), que será gerida por uma joint venture formada pela Mynd e pela Stage Digital. De janeiro a dezembro de 2026, a solução pretende ter pelo menos 50 mil creators dentro de seu guarda-chuva, englobando desde micro e nanos até grandes influenciadores.
A plataforma servirá como um instrumento de força regional para a TIM, segundo MaLa. “Sabemos da força regional que essa plataforma pode ter. A TIM quer falar de um jeito no Norte, diferente do Sul, diferente do Sudeste, diferente do Centro-Oeste. Queremos ter representantes de todos os estados do Brasil”, reforça.
Concorrência de marketing de influência
A TIM abriu um processo de concorrência para o atendimento de suas demandas em marketing de influência. Mynd e Stage Digital formaram a joint venture (JV) para participar e conquistaram a conta. O contrato prevê exclusividade tanto para Mynd quanto para Stage Digital. Ambas têm escritório no Rio de Janeiro e a JV ficará no mesmo endereço da Stage Digital. Também participaram da concorrência Spark, BR Media, Play9 e BrandLovers AI.