CES 2026: as tendências tech que impactam o consumo
Walmart, Reddit e ad techs aceleram o uso de IA agêntica e automação em campanhas
Do Ad Age
Esta semana é toda sobre a CES. Estamos analisando os maiores anúncios e lançamentos de marketing que surgiram na conferência deste ano, incluindo as atualizações agênticas do Walmart, o novo formato de campanha automatizada do Reddit, o boot camp de produção com IA da Secret Level e muito mais.
Walmart leva anúncios para seu agente de compras e dá mais poder ao seu agente de anúncios
A notícia: a Walmart apresentou atualizações para seu par de assistentes agênticos no CES. A gigante do varejo anunciou que está expandindo seu experimento de integrar anúncios ao seu agente de compras, o Sparky. Esse assistente dentro de seu aplicativo móvel foi criado para ajudar a direcionar os clientes a produtos relevantes. O principal formato de anúncio testado é um “prompt patrocinado”, no qual o Sparky recomenda uma pergunta e, se o usuário clicar nela, um anúncio aparece ao lado da resposta.
A Walmart também anunciou um programa beta para campanhas de busca patrocinada impulsionadas por seu agente de anúncios, o Marty. Esse assistente foi criado para ajudar os profissionais de marketing a planejar e otimizar suas campanhas na rede de mídia da Walmart, a Walmart Connect. O novo programa permite que parceiros anunciantes acessem relatórios de pesquisa do Marty por meio de chat conversacional relacionados às suas campanhas de busca patrocinada.
Por que isso importa: a empresa revelou ambos os agentes no último verão (início do segundo semestre de 2025). No caso do Sparky, a gigante do varejo começou a testar anúncios no outono (terceiro bimestre de 2025), e a continuidade desse experimento é promissora para profissionais de marketing que veem as plataformas de busca com IA como destinos futuros para alcançar consumidores. O Sparky também apresentou sucesso inicial como ferramenta de compras: 81% dos clientes da Walmart pesquisados disseram que usaram o Sparky para verificar a disponibilidade de produtos, de acordo com um relatório da Walmart.
O Sparky é “um teste inicial para saber se a publicidade pode ser incorporada a fluxos de decisão orientados por IA”, disse Tim de Rosen, cofundador e CEO da empresa de visibilidade em IA AIVO Standard. “As marcas não estão mais competindo apenas por visibilidade, mas por inclusão dentro da lógica interna do assistente: sobre o que recomendar, comparar ou omitir. Essa é uma posição de risco muito mais alto do que uma inserção em mídia de varejo, porque molda a própria resposta.”
Ao mesmo tempo, o novo programa beta do Marty mostra a Walmart confiando à IA agêntica tarefas reais de marketing. O formato de busca patrocinada será um teste inicial para avaliar o quão útil pode ser o chat conversacional do Marty, antes que a Walmart implemente mais capacidades.
Juntas, as atualizações dos dois agentes mostram a Walmart avançando na adoção de serviços impulsionados por IA.
Reddit lança formato automatizado de campanhas
A notícia: no CES, o Reddit apresentou um novo formato automatizado de campanhas que cuida da configuração e da otimização em nome dos profissionais de marketing. As campanhas Max usam IA para automatizar segmentação, seleção de criativos, posicionamentos e alocação de orçamento de acordo com os indicadores de desempenho das marcas. Elas também oferecem a opção de gerar ativos criativos prontos para o Reddit, como sugestões de títulos que aproveitam o linguajar dos usuários.
Por que isso importa: o Max é essencialmente a versão do Reddit do Performance Max, do Google, e do Advantage+, da Meta, que usam IA para planejar e otimizar campanhas para os anunciantes. O Reddit espera se diferenciar de seus concorrentes ao enfatizar a transparência e sua visão única sobre os interesses dos consumidores. O Max oferecerá um recurso de relatórios chamado Top Audience Personas, que mostra aos anunciantes quais grupos de consumidores estão interagindo com suas campanhas. Esse recurso também destaca as comunidades temáticas dentro do site que esses consumidores frequentam, com o objetivo de ajudar os anunciantes a entender melhor quem eles estão alcançando na plataforma.
“O Reddit tem acesso a conversas reais em escala, e isso é um sinal poderoso para entender como as pessoas pensam, reagem e influenciam umas às outras”, disse Adam Katz, CEO da empresa de inteligência de marketing Sightly. “Quando as campanhas são orientadas por sinais conversacionais ao vivo, as marcas têm uma noção mais clara de quem estão alcançando e do que está impulsionando o comportamento naquele momento.”
Como fornecedores e agências lançaram novas ofertas de tecnologia no CES
Viant, Magnite e PubMatic promovem plataformas agênticas
Fornecedores de ad tech chegaram ao CES com agentes de IA na cabeça, relata Garett Sloane, do Ad Age. Viant, Magnite e PubMatic marcaram presença em Las Vegas com novas ofertas agênticas: a Viant lançou o Lattice Brain, um mecanismo de IA que executa campanhas de mídia; a Magnite lançou um novo “agente do lado do vendedor” que ajuda a executar compras de anúncios em TV conectada; e a PubMatic lançou o AgentOS, um sistema operacional que permite que agentes trabalhem em conjunto para assumir mais tarefas publicitárias para os clientes. Essas novas ferramentas ilustram como a IA continua a desempenhar um papel cada vez maior na gestão da cadeia de suprimentos digitais em nome de compradores e vendedores de mídia.
Secret Level lança boot camp de produção com IA
O estúdio de produção com IA Secret Level lançou um boot camp para ensinar outros criativos de marketing a usar IA no desenvolvimento de seus trabalhos. A Secret Level Academy, anunciada pelo estúdio no CES, vai ensinar a lidar de forma eficaz com a ampla e vertiginosa gama de ferramentas de IA atualmente disponíveis, assim como a utilizá-las para idealização, pré-produção, produção e pós-produção. O objetivo é formar criativos para se tornarem grandes cineastas de IA.
Stagwell revela sistema operacional agêntico
A Stagwell, por sua vez, anunciou um novo sistema operacional chamado The Machine, no qual clientes podem desenvolver criação e estratégia com o apoio de agentes de IA. Esses agentes podem gerenciar e conectar tarefas distintas, permitindo que equipes de marketing trabalhem mais rápido e com melhor comunicação entre si. The Machine foi desenvolvido pela Code and Theory, agência da Stagwell focada em inovação.
Publicidades envolvendo IA da semana
Marcas ironizam o “slop”
O novo ano começou com um par de campanhas publicitárias que trazem conteúdo gerado por IA, mas não pelos motivos que você imagina. Tanto a Equinox, quanto a Almond Breeze chamaram atenção para a rejeição ao chamado “AI slop” [a estética exagerada, genérica e artificial da IA] como forma de sugerir que humanidade e simplicidade são filosofias mais desejáveis.
A nova série de anúncios OOH e digitais da Equinox contrapõe imagens irreais geradas por IA a fotos de pessoas reais e em forma, reforçando que exercício e força são mais confiáveis do que as cenas artificiais que encontramos. Em um exemplo, um anúncio contrasta uma imagem gerada por IA do ex-primeiro-ministro canadense Justin Trudeau usando salto alto e segurando um poste de pole dance com a foto de um cliente da Equinox. O texto que atravessa as duas imagens diz: “Questione tudo, menos a si mesmo”.
Enquanto isso, a Almond Breeze adotou uma abordagem diferente para satirizar o “AI slop”. A marca de leite de amêndoas se uniu aos Jonas Brothers para produzir um filme de três minutos no qual agentes fictícios da banda apresentam ideias malucas, movidas por IA, para promover os produtos da marca. Os agentes exibem vídeos dos irmãos no espaço e, em seguida, outro conceito em que eles aparecem como leiteiros montados em uma amêndoa. Em determinado momento, os agentes chegam a admitir que, por terem usado IA, quase não precisaram fazer esforço algum para desenvolver a criação.
Os irmãos rejeitam os conceitos mirabolantes e decidem voltar a uma mensagem de simplicidade: “Almond Breeze — é realmente bom”.
As duas campanhas, de marcas muito diferentes, mostram como criticar a IA pode se tornar um tema popular no marketing em 2026. Esses não são os primeiros anúncios a fazer piada com a IA, mas surgem em um momento oportuno, diante da fadiga que muitos consumidores podem estar sentindo após um 2025 fortemente marcado pelo uso de ferramentas desse tipo.