Sem transmissão, veículos também aproveitam Copa do Mundo
Players criam projetos comerciais ancorados na cobertura e na exploração do tema sob o olhar de criadores de conteúdo

(Crédito: Reprodução/fifa.com)
A Copa do Mundo é um evento que mobiliza não apenas as torcidas de diferentes países como também amplia as expectativas das empresas de mídia com a possibilidade de aproveitar a competição para gerar negócios.
Em 2026, três veículos brasileiros já garantiram os direitos de transmissão do Mundial, que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. A Globo irá exibir 54 (cerca de metade) das partidas da competição na TV aberta, no SporTV e também pelo canal Ge TV. O SBT, em uma parceria com a NR Sports, terá direito a transmitir 32 partidas na TV aberta e também no canal pago. E a CazéTV, canal do YouTube fruto da parceria entre Casimiro Miguel e Live Mode, exibirá todos os 104 jogos da Copa do Mundo.
Além da TV e do digital, a Copa do Mundo também ganhará as ondas do rádio. Jovem Pan, Bandeirantes, Rádio Itatiaia e Rádio Gaúcha já garantiram, também, as transmissões dos jogos. Outras emissoras ainda podem completar a lista.
Não são apenas esses players, contudo, que estão trabalhando os planos comerciais para atrair as marcas para a jornada da Copa. Outros veículos, mesmo sem os direitos de transmissão, também estão traçando estratégias para aproveitar o buzz em torno da maior competição da Fifa e, de certa forma, também faturar com o evento.
UOL, Neooh e Helloo
Ainda que não possa mostrar os jogos ao vivo, o UOL, como nas Copas anteriores, terá uma ampla cobertura do evento e colocará a competição no centro de seu conteúdo em 2026. Para esse projeto, o portal fez uma parceria inédita com dois veículos de mídia out-of-home, a fim de amplificar a distribuição do conteúdo dedicado à competição.
Com validade para todo o ano de 2026, o plano comercial propõe a inserção das marcas em todo o conteúdo esportivo do UOL, abrangendo todo o conteúdo de texto e audiovisual, tanto no portal como nas redes sociais e também na TV UOL. A essa estrutura, serão agregadas as telas de Neooh e Helloo.
O UOL promete, mais uma vez, uma grande mobilização em torno da cobertura do evento, com equipes de jornalistas e comentaristas diretamente dos países-sede para acompanhar as notícias da seleção brasileira e das demais concorrentes à taça. O portal prepara programas especiais para o período, além de reforçar as atrações esportivas da grade com mais conteúdo, comentários e notícias sobre a Copa.
Boa parte do conteúdo do UOL relacionado ao Mundial será adaptado e replicado para as telas de Helloo e Neooh.
Outra estratégia do plano comercial é ir além das telas e oferecer experiências à torcida. Famoso no Rio de Janeiro, o Camarote N1 terá uma versão em São Paulo especialmente para a Copa do Mundo, no formato de uma festa para convidados, em local ainda a ser definido, nos dias de jogos da seleção brasileira.
Terra e Copa
Outro portal que também dará espaço ao tema da Copa do Mundo no próximo ano é o Terra. Em seu upfront, realizado no fim de novembro, o veículo destacou a competição da Fifa como um dos pontos altos de seu calendário.
Por meio de uma parceria firmada com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Terra pretende fazer uma ampla cobertura diária da competição, com a combinação de conteúdo informativo e entretenimento, além da participação de influenciadores.
De acordo com a diretora do portal, Claudia Demase, como a Copa do Mundo será assunto em todos os portais, o Terra irá procurar o caminho da relevância, com a combinação de escala, conteúdo inteligente e dados do VivoAds.
“O plano inclui conteúdos exclusivos e formatos que nascem para o social. Com o alcance e a inteligência de Vivo Ads, vamos acompanhar os torcedores pelas FanFests e celebrações, mapeando esses públicos em tempo real para entregar uma mídia muito mais precisa”, promete.
Iniciativas no digital
Outra marca de mídia que também se prepara para tentar ampliar seu engajamento com ajuda da Copa do Mundo é a TNT Sports. Neste mês, o canal esportivo, que pertence à Warner Bros. Discovery, apresentou, junto com a BR Media, um projeto focado em social first, apostando no time de talentos da TNT para acompanhar a seleção brasileira durante a competição. Essas pessoas terão a missão de criar conteúdo proprietário em torno da Copa, tanto em seus canais quanto nos perfis oficiais da TNT Sports.
Para isso, as duas empresas apresentam o reality “A Sexta Estrela”, que visa descobrir um novo criador de conteúdo esportivo. O programa terá seis episódios no canal da TNT Sports no YouTube e os candidatos participarão de desafios. O vencedor será agenciado pela Farol, empresa da holding BR Media, e integrará o time de talentos da TNT Sports, além de se juntar ao squad fixo do projeto, formado por cinco influenciadores de diferentes perfis.
Outro veículo que também tem planos para a Copa do Mundo é a Rede Ronaldo. Liderado por Ronaldo Nazário, o hub de conteúdo quer trazer aos torcedores brasileiros uma visão dos bastidores da principal competição de futebol do mundo.
Os planos envolvem uma parceria com a Inflr, Grupo Primo, Kwai e Warner Music para o desenvolvimento de conteúdo in-loco, nos Estados Unidos, um dos países sede da competição, e em São Paulo. Nesses locais, acontecem projetos musicais e de conteúdo.
Um dos parceiros do projeto é o Grupo Primo, ecossistema que fala de educação financeira criado por Thiago Nigro (O Primo Rico) e Bruno Perini. A intenção com essa parceria é dar foco em uma conversa que visa trazer uma visão de negócios e investimentos acerca do evento.
A Rede Ronaldo também terá um time de influenciadores, que serão os responsáveis por produzir conteúdo sobre o tema. A repórter Glenda Kozlowski já é um dos nomes confirmados para a cobertura in loco. Além do projeto de Copa, a profissional passa a integrar o casting da Rede Ronaldo para a criação de conteúdo.

