Terra retoma marca Sonora e aposta na música em 2026
Veículo também promete cobertura da Copa do Mundo além de eventos de verão e festa junina

Claudia Damase, diretora do Terra, durante o upfront realizado em São Paulo (Crédito: Divulgação)
No ano de 2006, o portal Terra apresentou ao público a plataforma Sonora, em uma fase ainda experimental de consumo de música no ambiente digital. Pela plataforma, era possível, mediante pagamento de assinatura, ouvir músicas via streaming ou download.
Ao longo dos anos em que permaneceu ativo, o Sonora chegou a ter acordos com cerca de 70 gravadoras, entre elas Universal Music, Sony Music, Warner Music, EMI Music e Walt Disney Record. Porém, por conta de diversas mudanças pelas quais o portal passou, bem como diante do crescimento dos streamings musicais, a marca Sonora acabou descontinuada.
Agora, para 2026, o Sonora será reativado, com uma proposta diferente. O Terra quer voltar a ocupar o território da música e resgatar a conexão com esse universo por meio de um novo pilar que pretende agregar conteúdo e experiências aos fandoms.
A novidade foi apresentada durante upfront, realizado pelo veículo nesta semana, em São Paulo. A diretora do Terra, Claudia Damase, conta que a retomada do Sonora veio da observação de que o público ainda conservava o Sonora na memória, bem como as lembranças do Planeta Terra, festival, que o portal realizava, em São Paulo, na primeira década dos anos 2000.
“Descobrimos que a marca seguia viva na memória dos fãs e do mercado e decidimos trazê-la de volta do jeito que as novas gerações consomem música, que é por meio de experiência, comunidade e dados”, conta a executiva.
As frentes do novo Sonora
A retomada da marca Sonora se dará em várias frentes, que combinam experiências, valorização da comunidade de fãs e conteúdo.
A primeira delas, chamada Sonora Trends, pretende trazer dados e insights do consumo de música, para serem aproveitados em diferentes projetos. Já o Meu Sonora será uma página personalizada, no portal, em que as pessoas poderão explorar o conteúdo e notícias sobre seus artistas preferidos. Já o Sonora Fãcast contará histórias de paixão e loucuras dos fãs por seus ídolos em um podcast, no próprio Terra.
A parte de experiência será trabalhada no Sonora Sessions. A ideia do Terra é promover performances intimistas e interativas, das quais o público poderá participar e as, marcas, também, poderão promover ações.
Há, ainda, a Central Sonora, que funcionará como uma espécie de hub social e ponto de conexão entre as fanbases.
Verão e Copa do Mundo
Além do pilar musical, o Terra aproveitou o upfront para apresentar outros projetos que estão no calendário do próximo ano.
Mais uma vez, o portal promoverá um evento ao ar livre, para celebrar o verão. Desta vez no Parque Burle Marx, em São Paulo, o Terra Verão acontecerá nos dias 24, 25 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, com atividades voltadas à saúde, bem-estar e entretenimento.
Outro evento importante do ano para o portal será a Copa do Mundo, que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México.
O Terra não detém os direitos de transmissão do evento, porém o veículo, por meio de uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende fazer uma ampla cobertura diária da competição, com a combinação de conteúdo informativo e entretenimento, além da participação de influenciadores.
Claudia comenta que, como a Copa do Mundo será assunto em todos os portais, o Terra irá procurar o caminho da relevância, com a combinação de escala, conteúdo inteligente e dados do VivoAds.
“O plano inclui conteúdos exclusivos e formatos que nascem para o social. Com o alcance e a inteligência de Vivo Ads, vamos acompanhar os torcedores pelas FanFests e celebrações, mapeando esses públicos em tempo real para entregar uma mídia muito mais precisa”, promete.
Ainda no calendário de 2026, o portal manterá o Terraiá, em Salvador. Desta vez, o evento acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, com transmissão no portal e nas plataformas do Terra.
