Como a Copa do Mundo influencia o consumo da torcida
Entre os fãs de esportes, 56% dizem dar preferência às marcas que patrocinam o evento, segundo pesquisa da Resenha Digital e Data-Makers

(Crédito: Shutterstock)
A conexão dos brasileiros com a Copa do Mundo é tão forte que a empolgação da torcida não fica restrita apenas à seleção e aos craques internacionais que participam da competição. As marcas que patrocinam o evento também acabam sendo bem consideradas pelos consumidores e podem, com isso, gerar bons negócios no período.
Esse é um dos insights extraídos da pesquisa “A Resenha na Copa” elaborada pela mediatech Resenha Digital junto a Data-Makers. A pesquisa ouviu mil pessoas, sendo todos consumidores de conteúdo esportivo, para avaliar as expectativas em relação à Copa e entender como a competição da Fifa impacta suas decisões de consumo.
De modo geral, a pesquisa apontou que a Copa do Mundo tem impactos diretos nos negócios de diferentes setores. Entre os entrevistados, 71% disseram que consomem mais produtos na época da competição esportiva e 56% dão preferência às marcas que estejam relacionadas à Copa do Mundo, seja patrocinando ou participando de alguma maneira do evento.
A pesquisa perguntou diretamente aos fãs de conteúdo esportivo sobre as impressões que têm das marcas patrocinadoras da Copa e a maioria (37%) disse que passou a gostar mais ou a ter uma imagem mais positiva de uma marca pelo fato de ela ter patrocinado uma Copa do Mundo.
Já 24% afirmaram que priorizam marcas que estejam envolvidas com a Copa na hora de fazer suas compras e 20% dizem que procuram conhecer mais uma marca que esteja envolvida com o evento. Já 19% afirmaram que um patrocínio ou apoio à competição da Fifa não afeta seus hábitos de consumo.
As marcas mais associadas à Copa
O estudo “A Resenha na Copa” também questionou os participantes, de forma espontânea, quais marcas são mais associadas à Copa do Mundo.
As fabricantes de materiais esportivos lideraram, em termos de menções: Adidas ficou em primeiro lugar e Nike em segundo. Na sequência, apareceram a Coca-Cola, Globo, Itaú e Cazé TV. O estudo não detalhou a quantidade de menções de cada uma.
Os participantes também comentaram sobre as ações de marketing mais populares em época de Copa do Mundo. A maioria (21%) citou os descontos dados de acordo com o resultado ou desempenho das seleções na competição, enquanto 18% lembraram das promoções de itens colecionáveis, como bolas ou camisetas.
Os conteúdos especiais sobre a Copa, como documentários e webséries, foram citados por 17%, enquanto 12% citaram as promoções e sorteios que levam os clientes para assistir à Copa. Também foram citadas as edições especiais de produtos com o tema do evento (11%), anúncios com o tema de Copa (8%), parcerias com influenciadores para geração de conteúdo (5%), patrocínio oficial do evento (5%) e ativações com eventos e shows (3%).
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre os itens que eles planejam consumir ou investir na época da Copa do Mundo. A maioria (76%) respondeu que pretende visitar bares ou restaurantes, enquanto 72% garantiram que vão investir na compra de snacks e 66% prometeram comprar doces ou chocolates.
Já 64% disseram que vão investir em internet móvel, seja para ligações ou para enviar mensagens, e 62% afirmaram que irão aproveitar o período para fazer apostas esportivas. A compra de carnes foi citada por 60%, mesmo percentual de bebidas não alcoólicas. Bebidas alcoólicas ficaram com 54% das citações.
