iFood e Uber iniciam integração de apps por Belo Horizonte
Em dezembro, novidade avança para São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Fortaleza e mais capitais

iFood e Uber ativam integração em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação)
O iFood e a Uber entraram em uma nova fase da parceria que anunciaram em maio, passando a integrar seus serviços de mobilidade e delivery dentro dos dois aplicativos. O objetivo, segundo as duas empresas, é simplificar a experiência dos usuários no Brasil.
A Uber já teve uma operação de delivery no Brasil, o Uber Eats, que atuou por alguns anos no segmento de restaurantes e também incluía entregas de supermercados.
No entanto, optou por extinguir o serviço em março de 2022, alegando que concentraria seus serviços, além dos transportes, apenas nas entregas com o Uber Flash.
Já o iFood vem se posicionando como uma plataforma de conveniência multicategoria, destacando as demais frentes do app, como mercado, farmácia, pet shop e shopping.
Ao longo de 2024, a empresa disse que essas categorias cresceram 50% em volume de pedidos e faturamento.
Parceria entre iFood e Uber
A partir desta segunda-feira, 17, o público de Belo Horizonte já pode acessar viagens da Uber diretamente pelo app do iFood. No mesmo movimento, a integração será espelhada no app da Uber, que passará a exibir uma aba dedicada ao iFood.
A capital mineira foi escolhida como piloto por ser uma das operações mais relevantes para as duas empresas.
Os aprendizados obtidos orientarão a expansão, que avançará em dezembro para capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Salvador. A cobertura nacional será finalizada em janeiro de 2026.
Integração dos clubes de benefícios
Além da nova experiência dentro dos apps, as duas companhias passam a oferecer um plano de assinatura conjunto que une o Clube iFood e o Uber One.
Por R$ 21,90 mensais, usuários terão acesso a benefícios combinados de delivery e mobilidade, como cupons para restaurantes, frete grátis em mercados e farmácias, vantagens exclusivas e créditos retornáveis em viagens da Uber.
A aposta no modelo integrado também se apoia no peso dos programas de fidelidade dentro dos negócios. No iFood, 60% dos pedidos vêm de assinantes do clube. Na Uber, membros do Uber One usam o app três vezes mais do que usuários não assinantes.
Como menos de metade da base participa de ambos os programas, as empresas enxergam espaço relevante para ampliar alcance e engajamento ao unificar a proposta de valor dos dois serviços.
Cenário competitivo
O movimento de aproximação entre as empresas acontece em um momento de maior pressão competitiva no setor de delivery no Brasil.
Em 2025, a categoria voltou a registrar novos entrantes e reativar operações, inaugurando um novo ciclo de disputa.
A expansão também integra uma estratégia mais ampla de construção de um ecossistema que combina mobilidade, 99Pay e 99Food, por meio do qual a 99 busca consolidar gradualmente um modelo de super app.
A plataforma já opera em Goiânia e foi recentemente anunciada na Bahia, onde iniciará atividades em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, as primeiras cidades do Nordeste a receber o serviço.
O plano da empresa prevê presença em cem cidades até meados de 2026, com foco nos grandes centros, e uso de municípios menores como ambientes de teste. A meta de longo prazo é levar o delivery para os 3,3 mil municípios onde a 99 já opera com mobilidade.
A entrada da companhia inclui um investimento de R$ 5,6 bilhões até 2030 para consolidar e expandir sua operação. Segundo a empresa, cerca de 700 restaurantes já estão cadastrados e dois mil entregadores passam por treinamento.
A estratégia inclui taxa zero para restaurantes por três anos (com cobrança de 3,5% de adquirência), além de incentivos a estabelecimentos que fazem entregas próprias ou operam pelo WhatsApp, canal que movimenta cerca de 130 milhões de pedidos.
Procurado, o iFood não quis comentar como a integração com a Uber se insere em sua estratégia diante da disputa com os principais concorrentes, nem os impactos da unificação dos programas de fidelidade nas projeções para 2026. A Uber também foi procurada e não retornou até a publicação.