Mídia

Por onde – e como – os brasileiros vão acompanhar a Copa?

Pesquisa da Resenha Digital e Data-Makers aponta que, entre os fãs do esporte, 95% pretendem assistir aos jogos

i 17 de novembro de 2025 - 6h04

brasileiros Copa

(Crédito: ShutterstockO

A Copa do Mundo de 2026 começa apenas no dia 11 de junho, mas o assunto já está mobilizando a atenção das marcas, dos veículos de comunicação e também dos torcedores, que mais uma vez se reunirão para acompanhar a seleção brasileira em busca do sonhado hexa.

M&M Recomenda:

Para tentar mapear como estão as expectativas do público em relação ao principal evento de futebol do mundo, a Resenha Digital Clube, mediatech de esportes, junto à Data-Makers, elaborou o estudo “A Resenha na Copa”, que ouviu mil pessoas, consumidoras de conteúdo esportivo, para avaliar seus hábitos em relação a canais de mídias e consumo para a Copa.

Dentro desse grupo, o interesse pelo evento da Fifa é quase unânime: 95% dos entrevistados afirmaram que pretendem acompanhar a Copa do Mundo, sendo que oito a cada dez pessoas disseram que pretendem assistir mais à Copa de 2026 do que assistiram a anterior, em 2022.

A pesquisa ainda questionou quais jogos da competição as pessoas pretendem assistir. Para 37%, a ideia é acompanhar apenas os jogos do Brasil. Porém, um número parecido (34%) declarou que pretende acompanhar a maior quantidade possível de jogos, independentemente das seleções que estiverem em campo.

A casa continua sendo o local preferido para assistir aos jogos da Copa, citada por 72% dos entrevistados. Já 35% dizem que costumam ver os jogos em churrascos com os amigos, enquanto 31% gostam de acompanhar em bares e restaurantes. Os eventos temáticos foram citados por 12% enquanto 5% desse grupo de entrevistados declarou que gosta de viajar para acompanhar a Copa ao vivo, diretamente dos estádios.

Onde os brasileiros irão assistir à Copa?

A pesquisa “A Resenha na Copa” também questionou os entrevistados os canais em que eles costumam acompanhar para se informar ou consumir conteúdo sobre a Copa do Mundo e os resultados sinalizam a força do consumo multiplataforma.
A TV Aberta (com 85% das citações) e o Instagram (com 82%) quase empataram em primeiro lugar, seguidos por sites de notícias (77%), YouTube (70%), TV Paga (55%), TikTok (42%), Facebook (38%), Comunidades/Redes Sociais (33%), Rádio (18%), X (17%) e Kwai (9%).

O estudo apontou também que o comportamento multiplataforma é presente entre os fãs de esportes: 38% dizem que acompanham os jogos pela televisão e usam o celular, simultaneamente, enquanto 34% dizem que preferem assistir somente pela TV. Já 16% disseram que preferem acompanhar os jogos simultaneamente pela TV e pelo computador enquanto 12% admitem que assistem só pelo celular.

Enquanto consomem conteúdo esportivo, a maior parte dos entrevistados gostam de interagir no WhatsApp (49%), enquanto 12% gostam de acompanhar a timeline do Instagram. O YouTube foi citado por 10%, enquanto o X foi citado por (9%) e o TikTok por 8%. Telegram e Facebook ficaram com 6% das citações cada enquanto o Kwai apareceu com 0%.
Já enquanto assistem aos jogos de futebol, 86% dos entrevistados usam as redes sociais para comentar e postar conteúdo a respeito do que estão vendo e 71% gostam de trocar mensagens com os amigos durante os jogos.

Entre os respondentes, 38% disseram que usam o celular durante os jogos para fazer apostas esportivas e 26% usam para verificar estatísticas.