Ruralize-se: como Canal Rural quer popularizar o Agro
Com novo conceito de comunicação, emissora dá início à celebração dos 30 anos de atuação, completados em 2026

(Crédito: Divulgação)
Setor responsável por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) do País, o agronegócio ganha, frequentemente, espaço na mídia e no noticiário nacional. Ainda assim, será que as pessoas, sobretudo aquelas que não atuam diretamente nesse segmento econômico, compreendem a dimensão dos negócios e a dinâmica do campo brasileiro?
O Canal Rural acredita que ainda falta muito para que os brasileiros entendam, de forma mais aprofundada a importância, e os impactos que o agronegócio do País tem no dia a dia de toda a população. Por isso, em 2026, quando completará 30 dias, a emissora investirá em um movimento de comunicação, já iniciado em 2025, convidando o público a se aproximar mais do universo “agro”.
“As pessoas têm uma ideia geral desse conceito do agro de uma forma meio genérico, mas ele é um universo gigantesco, tanto em produtos, como em economia e cultura. Nele, existe um universo de possibilidades, que envolvem temas como turismo, gastronomia e outros aspectos que precisam ser mais conhecidos pelos Brasil e é para isso que estamos fazendo esse convite”, conta Julio Cargnino, CEO do Canal Rural.
O conceito ao qual o executivo se refere é o slogan “Ruralize-se”, lançado recentemente pela emissora. O posicionamento, bem como o objetivo de popularizar o tema do agronegócio, foi apresentado diretamente ao mercado publicitário em um evento, realizado pelo canal no início de dezembro.
O posicionamento “Ruralize-se” foi desenvolvido pela consultoria de Sérgio Valente, publicitário que já havia se relacionado com o Canal Rural de forma ao longo dos últimos anos, quando foi chief marketing officer global da JBS, uma das empresas do grupo J&F, da qual o Canal Rural faz parte desde o ano de 2013.
Cargnino explica que o canal vem se dedicando, ao longo dessas três décadas, a falar diretamente com os produtores e trabalhadores do universo do agronegócio, que precisam de informações a respeito do dia a dia do segmento, para desenvolver seu trabalho e negócios. Embora essa missão continue, o canal pretende, também, atrair mais as atenções mesmo de quem não trabalhe diretamente com o agro, mas que pode se interessar pelos impactos que o segmento pode gerar em seu cotidiano.
Conexão e negócios

Julio Cargnino, CEO do Canal Rural (Crédito: Divulgação)
Por meio do conceito “Ruralize-se”, o Canal Rural também quer conectar marcas anunciantes ao seu público-alvo. Na visão da diretoria do canal, isso passa, primeiramente, pelo desenvolvimento de uma relação aprofunda com a audiência e o público do Canal Rural, para que, posteriormente, esses dados sobre os espectadores possam ser revertidos em insights para as marcas.
“Nos últimos três anos, investimentos bastante para impactar a audiência de forma múltipla, apostando muito em TV conectada, streaming e também na expansão de nossa operação digital. Também investimentos mais em eventos e, dentro desse universo, passamos também a fazer estudos e mapear os principais clusters do publico consumidor de conteúdo rural”, explica o CEO.
A partir dessa análise, algumas iniciativas já foram tomadas, em termos de programação. O executivo conta, por exemplo, que o público do Canal Rural demanda, constantemente, por informações a respeito do clima, algo que impacta seus trabalhos e negócios em curto e longo prazo. Por isso, a emissora criou um núcleo interno de meteorologia, para dar mais agilidade a produção de informações e conteúdo.
Essa análise mais profunda do público também permitiu ao Canal Rural categorizar sua cobertura e assuntos em cinco grandes frentes: soja, milho, boi, café e leite. Cada uma dessas áreas é um universo particular, explica Cargnino, com interesses e necessidades específicas. Isso pode resultar tanto na criação de programas e atrações específicas como em projetos de branded content para empresas que atuem exatamente nesses pilares.
Para 2026, inclusive, as ações de branded content e projetos especiais do canal serão abrigadas em uma nova área, chamada Celeiro de Ideias, cujos profissionais terão a função de ajudar a desenvolver projetos e ações customizadas, envolvendo conteúdo ou eventos do Canal Rural, para atender aos objetivos de negócios das marcas anunciantes.
Outro projeto para o próximo ano, no qual o Canal Rural já vem trabalhando, é o Celeiro de Insight, núcleo de inteligência a respeito do universo do agronegócio. “Acabamos tendo um conhecimento aprofundado sobre esse público, o que pode ser muito útil para as empresas que precisar acessar esses consumidores e, a partir daí, embasar melhor suas decisões de mercado”, conta o executivo. Ele antecipa, também, que a partir do próximo ano, a emissora realizará estudos, junto a instituições de pesquisas, a respeito de hábitos de consumo do público ligado ao agronegócio.
A partir de 2026, o Canal Rural também terá um espaço na grade linear da CNN Brasil, que está estruturando uma vertical especial dedicada ao agronegócio. O Canal Rural já é parceiro de conteúdo da emissora de notícias, mas, a partir de fevereiro do próximo ano, a ideia é abrir ainda mais espaço para a temática na programação linear e digital da CNN Brasil, o que também deve fazer com que os assuntos do agro tenham mais alcance.
“Estamos em um momento de alta competitividade dentro do agronegócio, com marcas estrangeiras investindo para ganhar espaço, o que faz com que as grandes empresas nacionais e as demais, que já atuam no Brasil, precisem se posicionar e aparecer perante os consumidores e tomadores de decisão. Queremos ajudar essas marcas a se comunicarem com as pessoas e terem um trabalho de branding mais consistente”, pontua o CEO do Canal Rural.
