Felca, reality e Bonner: o jornalismo da Globo em 2026
Ex-âncora do Jornal Nacional estreia no Globo Repórter enquanto Fantástico investe em quadro sobre saúde mental e reality para encontrar novo repórter

Sandra Annemberg e William Bonner apresentarão o Globo Repórter a partir do próximo dia 20 (Crédito: Divulgação)
William Bonner nas ruas entrevistando pessoas. Caco Barcelos ajudando a selecionar um novo talento para o telejornalismo brasileiro em um reality show. Ana Paula Araújo apresentando o Bom Dia Brasil diretamente da redação e o influenciador Felca conduzindo um quadro no Fantástico para abordar temas como fobia social e sobrecarga de trabalho.
Essas são algumas novidades que farão parte do jornalismo da Globo ao longo deste ano, e que foram apresentadas pelos âncoras e apresentadores da emissora em evento realizado na sede da empresa, em São Paulo, nessa quinta-feira, 5.
A Globo também destacou os projetos especiais para a cobertura das Eleições 2026, que envolvem a apresentação de debate em horário nobre e a transformação das sabatinas com presidenciáveis em programas independentes.
Embora tenha sido anunciada ainda no ano passado, quando o jornalista deixou a bancada do Jornal Nacional, a ida de William Bonner para o Globo Repórter acabou sendo o centro das atenções no evento. Bem à vontade e destacando a satisfação com a nova função na casa, Bonner disse que a apresentação do programa jornalístico fez com que sentisse, novamente, “borboletas no estômago” em relação à profissão.
“Eu pleiteava há muitos anos ir ao Globo Repórter, mas não me deixavam. Quando comecei a conversar com a diretoria de jornalismo sobre minha saída do Jornal Nacional, disse que o Globo Repórter seria um local muito interessante para trabalhar. Um tempo depois, recebi uma mensagem da Sandra [Annemberg], quando ela passou a apresentar ao programa, em que ela me dizia: ‘Cheguei primeiro’”, divertiu-se Bonner.
Agora, é com Sandra que ele dividirá, a partir do próximo dia 20, a apresentação do jornalístico, que ganha um formato diferente. A dupla de apresentadores aparecerá sentada, comentando diretamente com o público a respeito das reportagens e temas de cada edição. Segundo Bonner, ambos não usarão teleprompter, a fim de permitir uma conversa mais fluida e mais intimista para os espectadores.
Algumas as reportagens exibidas no Globo Repórter serão produzidas diretamente pelos apresentadores. É o caso das duas primeiras edições deste ano, que terão a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, como tema. Bonner e Sandra viajaram para lá para mostrar particularidades de quem mora no local, com a ajuda do correspondente Nilson Klava.
lém de temas variados, o Globo Repórter, que completa 53 anos de existência em 2026, também manterá a tradição de destacar personalidades. O primeiro homenageado do ano será o cantor João Gomes, cuja trajetória de vida foi apurada por Sandra Annemberg.
Fantástico
Conduzido por Maria Julia Coutinho e Poliana Abritta, o Fantástico terá novos quadros em 2026. Um deles, que já tinha sido revelado, terá a participação do influenciador Felca, que no ano passado ganhou a mídia ao ajudar a pautar o debate sobre adultização.
No Fantástico, Felca, com a ajuda de especialistas, abordará diferentes temas relacionados à saúde mental, como fobia social, sobrecarga de trabalho e dificuldades em dizer ‘não’.
Ainda na área de novos quadros, o dominical volta a ter a presença de Caco Barcellos. Além de levar seu Profissão Repórter ao programa, o jornalista também irá capitanear um reality, cuja proposta será revelar um novo talento do telejornalismo. A ideia é contar com participantes de todo o Brasil.
Maju Coutinho também deixará o estúdio para apresentar uma série chamada “Delivery com Maju”, em que a jornalista contará histórias de motoboys e entregadores de aplicativo de diferentes cidades brasileiras.
O Fantástico ainda terá uma nova temporada da série “Pode Perguntar”, em que personalidades são entrevistadas por pessoas do espectro autista, uma nova série sobre adolescência e outra sobre a cultura latino-americana.
Para a Copa do Mundo, os famosos Cavalinhos do Fantástico farão viagens por algumas das cidades-sede dos Estados Unidos. Além disso, o programa também destacará a rivalidade econômica global entre China e Estados Unidos, abordará as particularidades e bastidores do metrô de São Paulo e terá novos quadros sobre inteligência artificial e sobre saúde, com o médico Drauzio Varella.
Bom Dia Brasil
Outra novidade apresentada pela Globo para seu jornalismo é a mudança de cenário e dinâmica do Bom Dia Brasil. O telejornal “sairá” do estúdio e será apresentado diretamente da redação, como já acontece com outros jornalísticos da casa.
“Além disso, nesse novo cenário, teremos mais recursos gráficos e de realidade aumentada. Não é só uma mudança na embalagem e sim um ganho de qualidade em termos de recursos e clareza da informação”, contou Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil.

