Mídia

TV Globo leva eleição ao horário nobre em 2026

Debate com candidatos à presidência da República ocupará a faixa das 21 horas e sabatinas se tornarão programa especial na faixa noturna

i 5 de fevereiro de 2026 - 18h56

Globo

Renata Lo Prete apresentou os principais projetos da Globo para a cobertura das Eleições 2026 (Crédito: Globo/Bob Paulino)

Além da competição de seleções de futebol, que acontecerá nos meses de junho e julho, o jornalismo da Globo terá outra Copa do Mundo em 2026. É assim que o veículo está tratando a cobertura da disputa eleitoral, na qual os brasileiros escolherão o próximo presidente da República, além de governadores, senadores e deputados.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 5, na sede da empresa, em São Paulo, foram detalhados os projetos da Globo para a cobertura eleitoral, que ganhará um espaço inédito no horário mais nobre da grade.

Pela primeira vez, o debate com os candidatos à presidência da República, no primeiro turno, será exibido logo após o Jornal Nacional, no lugar da novela das 21 horas – que, nesse dia, não irá ao ar.

Apresentadora do Jornal da Globo, a jornalista Renata Lo Prete comentou sobre os motivos que levaram o veículo a adiantar o debate na grade. “Desde antes de trabalhar na Globo, ouvia a demanda das pessoas para que o debate acontecesse mais cedo. Quanto mais cedo e mais em horário nobre a informação tiver, mais útil ela será”, declarou.

O debate entre os presidenciáveis será conduzido por César Tralli no primeiro turno. Caso haja segundo turno, a mediação caberá a Renata Lo Prete.

Outra novidade apresentada para a cobertura eleitoral será a transformação das sabatinas com os candidatos, feitas no Jornal Nacional, em atrações próprias. As entrevistas acontecerão nos Estúdios Globo e serão feitas pelos apresentadores do JN (Tralli e Renata Vasconcellos), sendo exibidas assim que o telejornal terminar.

Eleições multiplataforma

Além dos jornais da TV aberta, as Eleições também serão o principal tema do ano para a GloboNews e para o portal G1.

As apurações dos bastidores das campanhas e da corrida eleitoral devem ganhar espaço nos telejornais meses antes de a população ir às urnas, sobretudo nos programas Central Globo News e Globo News Debate.

“A cobertura digital e multiplataforma da Globonews também será destaque pois sabemos que a campanha não acontece mais só na rua. Ela se desenrola de maneira definidora nas redes sociais, no palanque virtual, e estaremos muito atentos a isso também”, declarou Julia Duailibi, jornalista e apresentadora da GloboNews.

Aniversário de GloboNews e G1

O reforço na cobertura eleitoral acontecerá em meio à comemoração dos 30 anos da GloboNews, completados em 2026. Para marcar a data, o canal de notícias ganhará dois novos estúdios. Um deles será utilizado para boa parte dos telejornais e outro funcionará como uma arena para debates e também para o programa Estúdio I.

Já o portal G1, que completa 20 anos em 2026, ampliará a checagem de notícias, agora com foco nas eleições, por meio do projeto Fato ou Fake e estenderá a realização de entrevistas, debates e coberturas especiais para as redes sociais, como TikTok e YouTube.