Com feriados, eleições e Copa, 2026 vai ser o ano da cautela
Minha aposta para o sucesso em 2026 é usar TV e streaming para alcançar a massa e Mídia Programática para eficiência e conversão
Muitos feriados prolongados, Copa do Mundo, Eleições… O ano que vem tem vários acontecimentos que alteram a dinâmica de consumo e diminuem o ritmo do mercado, indicando que, em 2026, a cautela estratégica será uma vantagem competitiva. Os próximos 12 meses devem ser marcados por menos agressividade no marketing, controle rigoroso de caixa e consumo mais prudente.
Historicamente, em anos eleitorais, as empresas brasileiras têm menos disponibilidade para correr riscos. Muitos empresários, sabiamente, preferem esperar os resultados das urnas para tomar atitudes que vão impactar o negócio pelos próximos anos, o que significa “andar com o freio de mão puxado”, principalmente no último trimestre.
Além da questão política, 2026 tem muitos dias de trabalho comprometidos com os feriados prolongados e a Copa do Mundo de Futebol, que mobiliza boa parte do “país do futebol” e muda o investimento em mídia. Marcas de setores que surfam no consumo sazonal, como bebidas, moda, eletrodomésticos e alimentos, puxam a verba publicitária e usam o espaço da TV (e do streaming, que muitas vezes já substitui a TV ao vivo). A mídia tradicional entrega alcance e visibilidade massiva, mas com custo elevado e segmentação genérica.
Minha aposta para o sucesso em 2026 é usar TV e streaming para alcançar a massa e Mídia Programática para eficiência e conversão. Enquanto alguns setores se aproveitam dos eventos nas mídias tradicionais, os demais podem se beneficiar da escalabilidade sem comprometer o caixa, flexibilidade para ajustar campanhas em tempo real conforme o cenário evolui, segmentação extremamente precisa para evitar desperdício e métricas claras de performance e ROI que a Mídia Programática oferece.
A janela efetiva da atenção estará diminuída, por isso fazer o “arroz com feijão” bem- feito é o que vai garantir bons resultados. Esqueçam os tiros de canhão. O ideal é focar no público certo e usar estratégias de remarketing para garantir estar por perto quando ele precisar da sua marca.
Fazer campanhas bem estruturadas no Google (Search), na Meta (Facebook e Instagram) e em Mídia Programática é o que vai construir a rede de segurança, por cobrir topo, meio e fundo de funil com eficiência. 2026 é tempo de cautela estratégica.