Gente

Sergio Valente deixa JBS, que extingue cargo de CMO global

Publicitário, no entanto, continuará a trabalhar com a multinacional brasileira de alimentos em novo formato de relacionamento com sua Soluções Valentes

i 13 de maio de 2025 - 9h00

Cargo de Sergio Valente na JBS deixa de existir, mas ele continua a trabalhar para a multinacional, agora, sob outro modelo (Crédito: Divulgação)

“Sim e não”. Essa é a resposta à pergunta “Sergio Valente está saindo da JBS?”, companhia na qual trabalhava havia quatro anos como CMO global.

O lado “sim” é que ele, de fato, não será mais funcionário da empresa (a saída aconteceu há duas semanas). Por outro lado, o publicitário continuará trabalhando para a multinacional de alimentos e suas marcas sob um modelo “mais conectado no negócio e menos no corporativo”, segundo ele.

O cargo de CMO global de Valente deixará de existir. Nos quatro anos em que o ocupou teve a missão de promover “mudanças estruturantes”, no sentido de ampliar a consciência de marca da JBS. Esse preparo para torná-la uma “empresa de marcas” significa repetir para outros negócios o sucesso de uma Seara e isso não apenas no Brasil como em outras geografias pelo mundo, como Estados Unidos e Austrália.

Num trabalho que, muitas vezes, era um pouco invisível, o objetivo era justamente criar estruturas para que a empresa “respire mais ferramentas de branding”. De agora em diante, ele segue à disposição dos negócios, mas num modelo que descreve como mais eficiente para esses negócios e para ele próprio.

Com a mudança, estará mais aberto ao mercado e poderá desenvolver o mesmo trabalho para empresas de outros segmentos que não sejam de alimentos. Mas isso não será feito com uma agência, nem uma consultoria. Ele define a Soluções Valentes como uma brand business partner (parceira de negócios de marca) na qual “também” poderá aplicar o modelo de success fee, mas dependerá das negociações projeto a projeto.

O nome da empresa – além do trocadilho com o seu próprio – faz alusão à sua crença de que as marcas na economia digital precisam de “soluções corajosas para se manterem relevantes e resolverem seus problemas complexos de negócios. Assim, a Soluções Valentes ao atuar em construção de negócios e de marcas, poderá ser parceira de agências de publicidade, canais de conteúdo e outros players da indústria de comunicação.

“Estou superanimado! Vai ser bom para a JBS, para mim e para o mercado. Continuarei fazendo o que sei: olhar problemas e encontrar soluções”, define Valente.

Antes de ir para a JBS, em fevereiro de 2021, o publicitário havia trabalhado na Globo, como  diretor de marca e comunicação. Ao longo da carreira também foi sócio do Grupo ABC, CEO da DDB Brasil, vice-presidente criativo da Publicis Brasil e redator na Lew’Lara\TBWA.