Mídia

SBT News: a estratégia comercial do novo canal

Superintendente de negócios acredita que aceitação ao novo projeto, que já conta com nove patrocinadores, se deve ao histórico da emissora

i 19 de dezembro de 2025 - 10h51

SBT News

Canal jornalístico entrou no ar na segunda-feira, 15 (Crédito: Reprodução)

Há uma semana, o SBT realizou a cerimônia que marcou o lançamento do SBT, novo canal jornalístico que passou a compor os negócios do Grupo Silvio Santos.

Na própria cerimônia de lançamento, realizada na sede da emissora, em Osasco, na Grande São Paulo, a emissora revelou que a empreitada jornalística já entraria no ar com o apoio de nove patrocinadores: JBS, Havan, EMS, Gerdau, TIM, Amil, BYD, BTG Pactual e Cedro.

A aceitação do mercado publicitário diante desse novo projeto foi vista pelo SBT como um reconhecimento ao trabalho de longos anos do grupo junto à indústria publicitária.

“São anunciantes que participam agora deste lançamento histórico para o SBT, cada qual com suas grifes de peso e relevância bastante única em seu segmento de atuação”, comenta Fernando Justus Fischer, superintendente de negócios e comercialização do SBT.

O executivo assumiu a área comercial do SBT em agosto deste ano, após a saída de Vicente Varella. Antes, Justus Fischer passou alguns meses na posição de diretor de relações institucionais do Grupo Silvio Santos, mas sempre foi um dos nomes mais importantes da diretoria do SBT, onde trabalha há 30 anos e, até começo de 2025, respondeu pela diretoria de operações.

Visão apartidária e imparcial

Ao apostar em um canal jornalístico, o SBT ingressa em um filão no qual já estão, há muitos anos, players como a Globo, Record e a Band, que possuem seus respectivos canais dedicados integralmente ao jornalismo.

O SBT News, que estreou na segunda-feira, 15, conta com uma grade de programação formada por telejornais, dedicados a acompanhar as principais notícias nacionais e internacionais em tempo real, bem como mostrar análises e comentários sobre os principais temas da atualidade.

Nos discursos de lançamento, tanto a presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, quanto a presidente do Conselho do Grupo Silvio Santos, Renata Abravanel, destacaram a preocupação da nova emissora com a neutralidade e imparcialidade.

“Hoje abrimos uma janela para a realidade, para os fatos, o diálogo, para a transparência. Para o Brasil que queremos tanto engrandecer e ver prosperar. Um Brasil que cresce sustentado por fatos e não por ilusões”, destacou Renata, durante a cerimônia de lançamento do canal.

Para o mercado publicitário, o chamariz utilizado pelo SBT tem sido o mesmo: posicionar o canal jornalístico como uma emissora que procura destacar a verdade, sem pender para lados opostos da polarização política.

“Temos um posicionamento de absoluta imparcialidade, corroborada pelos princípios editoriais traçados há quase 40 anos pelo nosso fundador”, defende Justus Fischer, em menção a Silvio Santos.

Em relação à competividade com canais que já estão, há mais tempo, consolidados no segmento de notícias, o executivo comercial acredita que o SBT News possui uma proposta clara de diferenciação.

“Seja pela solidez do Grupo Silvio Santos, pela qualidade técnica do nosso jornalismo, ao lado da credibilidade da marca SBT News construída no ambiente digital e que se consagrou como símbolo de confiança na mídia brasileira”, diz.

O superintendente de negócios e comercial cita, como representação dessa confiança do jornalismo do SBT, um estudo do Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, divulgado em junho de 2025. Pelo quinto ano consecutivo, a pesquisa coloca o SBT como a marca jornalística mais confiável do Brasil e, ao mesmo tempo, a que gera menos desconfiança.

Polêmicas do SBT News

Apesar das intenções da Família Abravanel e da área comercial em posicionar o SBT News de forma isenta, a cerimônia de lançamento da nova marca jornalística acabou gerando uma grande polêmica, que impactou até a grade de programação do SBT.

A presença de autoridades no evento de lançamento do canal, sobretudo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não foi bem-vista por alguns usuários das redes sociais, que começaram a incentivar um boicote ao novo canal.

Ainda antes da estreia do SBT News, o cantor Zezé di Camargo usou seu perfil nas redes sociais para criticar o SBT pelo espaço dado aos políticos e disse que as filhas de Silvio Santos não estariam respeitando o pensamento do pai. O cantor pediu, ainda, que o especial de Natal que havia gravado pela emissora não fosse levado ao ar.

Toda a movimentação fez com que Daniela Abravanel Beyruti divulgasse uma carta aberta, declarando que ela e sua família estavam sendo mal interpretadas e reafirmando os princípios de imparcialidade e isonomia do canal de notícias.

A fala de Zezé di Camargo pegou mal perante a emissora, que optou por não mais exibir o especial do artista. Para preencher a grade, o SBT escalou um episódio especial de Chaves, atendendo a pedidos do público, que também usou as redes para defender a emissora e dizer que o seriado mexicano seria bem mais interessante do que o programa com Zezé di Camargo.