Copa do Mundo na mídia: quem transmitirá os jogos?
Globo e SBT garantem parte dos jogos da competição na TV linear enquanto CazéTV exibirá todas as partidas da competição

Copa do Mundo de 2026 acontecerá no Canadá, México e Estados Unidos (Crédito: Divulgação)
A Copa do Mundo de 2026 já está desenhando seu posicionamento tático na mídia brasileira. Três diferentes players adquiriram os direitos de transmissão e investirão em equipes, tecnologia e talentos para atrair não somente a atenção dos torcedores, como também das marcas.
O próximo ano marca também o novo formato da principal competição de seleções da Fifa. Mais robusta, a Copa do Mundo contará com 48 seleções e acontecerá em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá.
Para o público brasileiro, a Copa do Mundo poderá ser assistida pelos veículos da Globo, SBT (em parceria com a empresa de mídia N Sports) e CazéTV.
Copa na Globo
Desde 2023, a Globo havia anunciado que a negociação dos direitos de transmissão para a Copa seria diferente das edições anteriores. Apesar de o Mundial ter uma quantidade maior de jogos (serão 104 no total), o acordo entre Globo e Fifa prevê a transmissão de cerca de metade (64 jogos).
Entre esses jogos estão contempladas todas as partidas da seleção brasileira, considerando a fase de grupos e as próximas, caso a equipe avance.
Essas partidas serão oferecidas ao público em diversas plataformas: na TV aberta (TV Globo), TV por assinatura (SporTV), streaming (Globoplay) e no novo canal digital, GeTV.
Para a Copa de 2026, a Globo já está negociando um plano comercial dividido em duas partes: um para as marcas que queiram estar na TV aberta e outro para o SporTV. Ambos preveem entregas também nas mídias digitais.
Já para os anunciantes que desejam patrocinar a Copa no canal SporTV, a Globo também oferece seis cotas de patrocínio, no valor de R$ 52,861.
Copa na CazéTV
Entre os players nacionais, a CazeTV, canal criado entre o streamer Casimiro Miguel e a LiveMode, é o único com direito de transmitir todos os 104 jogos da competição. O canal também transmitiu alguns jogos da Copa do Mundo do Catar, em 2022.
Para o projeto de 2026, a CazéTV garantiu a presença de 11 marcas: Ambev, Bet365, Betnacional, Coca-Cola, Decolar, GM, iFood, KTO, Mercado Livre e Vivo.
Para esses parceiros, a empresa de mídia visa fazer entregas projetadas para maximizar presença nos momentos de maior audiência e engajamento da comunidade.
Com a Copa do Mundo Fifa, a CazéTV pode garantir um faturamento pouco mais de R$2 bilhões. Informações as quais a reportagem de Meio e Mensagem teve acesso apontam que cada cota comercializada pelo canal gira em torno de R$ 185 milhões (valor bruto, sem descontos segundo o plano comercial).
Copa no SBT e N Sports
Outro player de mídia que também exibirá a Copa aos brasileiros é o SBT. Em um acordo firmado junto a N Sports, o canal adquiriu 32 jogos da competição e promete exibir um por dia.
Nesse pacote, estão as três primeiras partidas da seleção brasileira na fase de grupos, bem como as das próximas fases, caso o Brasil avance. Os jogos adquiridos pelo SBT são os mesmos do pacote de direitos da Globo, então, o público terá a oportunidade de escolher por onde acompanhará a transmissão.
Além da transmissão na TV Aberta, as partidas também irão para o canal N Sports, disponível nas plataformas da Claro TV, Vivo e Sky.
Para atrair o público, SBT e N Sports apostam na força de Galvão Bueno, que também é sócio da empresa e de mídia, e de Tiago Leifert, que já é narrador da emissora.
A N Sports e o SBT preparam um plano comercial com sete cotas de patrocínio para apresentar ao mercado nos próximos dias.

