Mídia

Oscar terá transmissão exclusiva no YouTube a partir de 2029

Plataforma do Google fecha acordo de cinco anos com a Academia, com exibição gratuita da premiação em todo o mundo

i 17 de dezembro de 2025 - 15h51

Oscar YouTube

(Crédito: Shutterstock)

A The Academy of Motion Picture Arts and Sciences, responsável pela organização do Oscar, anunciou nesta quarta-feira, 17 que, a partir de 2029, a transmissão da mais importante premiação internacional do cinema será feita exclusivamente pelo YouTube.

O acordo entre a Academia e o Google é global e terá duração de cinco anos, abrangendo, portanto, as cerimônias de 2029, 2030, 2031, 2032 e 2033.

Até lá, as transmissão do Oscar nos Estados Unidos segue com a Disney ABC (nos anos de 2026, 2027 e 2028) e, internacionalmente, com a distribuição da Buena Vista International, da Disney.

The Academy’s domestic partnership for the Oscars will continue with Disney ABC through the 100th Oscars in 2028, as will the international partnership for the Oscars with Disney’s Buena Vista International.

As transmissões acontecerão de forma gratuita pelo YouTube, em todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos, onde poderá ser assistido somente por quem for assinante da plataforma do Google.

Os direitos de transmissão englobam a cobertura do tapete vermelho, conteúdo de bastidores, acesso ao Governors Ball, além de todos os detalhes da cerimônia.

De acordo com a Academia, o YouTube ajudará a tornar o Oscar acessível ao público global por meio de recursos como legendas e faixas de áudio disponíveis em vários idiomas.

Em comunicado, Bill Kramer, CEO da Academia, e a presidente da entidade, Lynette Howell Taylor, disseram que estão felizes por firmar uma parceria global multifacetada com o YouTube. “Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e enriquecerá o Oscar e outros programas da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honramos nosso legado. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e proporcionar acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”, declarou.

Neal Mohan, CEO do YouTube, declarou que o Oscar é uma das instituições culturais essenciais, que homenageia a excelência narrativa e arte. “A parceria com a Academia para levar essa celebração da arte e do entretenimento a espectadores de todo o mundo inspirará uma nova geração de criatividade e cinéfilos, mantendo-nos fiéis ao legado histórico do Oscar”, pontuou.