Mídia

Globo retomará Malhação em formato de novela vertical

Projeto integra o retorno da telenovela à estratégia da emissora de investir em microdramas para as redes sociais

i 17 de dezembro de 2025 - 17h46

A primeira temporada de Malhação, lançada em 1995, ficou marcada pelo casal Luiza, interpretada por Fernanda Rodrigues, e Dado, vivido por Cláudio Heinrich  (Crédito: TV GLOBO/Nelson Di Rago)

A primeira temporada de Malhação, lançada em 1995, ficou marcada pelo casal Luiza, interpretada por Fernanda Rodrigues, e Dado, vivido por Cláudio Heinrich  (Crédito: TV GLOBO/Nelson Di Rago)

A Globo prepara o retorno de Malhação, um de seus títulos mais conhecidos, em um formato inédito para 2026.

A emissora confirmou o desenvolvimento de uma novelinha vertical inspirada no universo da produção, pensada para as redes sociais e alinhada à estratégia de investir em conteúdos nativos para o ambiente digital.

Apesar da confirmação, o projeto ainda está em fase inicial. Segundo a empresa, não há definições fechadas sobre direção, título provisório, elenco ou detalhes de lançamento, tampouco modelos comerciais ou cotas de patrocínio associados à produção.

Exibida originalmente entre 1995 e 2022, com temporadas inéditas produzidas até 2020, o folhetim foi criado por Emanuel Jacobina e Andréa Maltarolli como uma alternativa a Confissões de Adolescente (1994), da TV Cultura e acabou se tornando um sucesso na grade.

Alguns dos nomes revelados pela novela incluem Cauã Reymond, Fernanda Vasconcellos, Thiago Lacerda, Priscila Fantin, Caio Castro e Sophie Charlotte.

Estratégia da Globo para as novelas verticais

O movimento em torno do título se insere em uma estratégia mais ampla da Globo no universo dos microdramas, novelas de formato curto e vertical pensadas para o consumo em dispositivos móveis.

Tudo por uma Segunda Chance estreia com patrocínio do Santander e será publicada nos perfis da TV Globo no TikTok, Instagram, Facebook, X e YouTube, em blocos semanais de 10 episódios, totalizando 50 capítulos de dois a três minutos. A obra também ficará disponível no Globoplay.

Produzido pelos Estúdios Globo, o microdrama terá integração com Dona de Mim, atual novela da faixa das 19 horas: dentro da narrativa, os personagens acompanham trechos dos episódios, enquanto o público assiste ao conteúdo completo pelos canais digitais da emissora.

A segunda produção desse movimento, Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, chega como um original Globoplay, com 50 episódios de até dois minutos cada. Os sete primeiros capítulos serão disponibilizados gratuitamente para usuários logados e nas redes sociais da plataforma; os demais ficarão restritos aos assinantes, com acesso exclusivo via aplicativo mobile.

Além dos originais, o Globoplay reunirá os microdramas em um trilho próprio, organizado em quatro frentes: títulos inéditos, novelinhas da TV Globo, obras licenciadas e adaptações curtas de personagens já conhecidos do público, como Bibi Perigosa (A Força do Querer), Ramiro e Kelvin (Terra e Paixão) e Angel (Verdades Secretas). A Globo também negocia conteúdos internacionais dentro desse formato.

Do ponto de vista comercial, as entregas previstas incluem inserções narrativas pensadas para o vídeo vertical, ativações para redes sociais, distribuição multiplataforma, possibilidades de licenciamento e projetos integralmente apoiados por marcas.