Mídia

A estratégia da Globo com as novelas verticais

Tudo Por Uma Segunda Chance, primeiro microdrama, estreia nesta terça-feira, 25, com patrocínio do Santander

i 25 de novembro de 2025 - 12h35

Debora Ozório, Jade Picon e Daniel Rangel são protagonistas de Tudo por uma Segunda Chance (Crédito: Globo/Fábio Rocha)

Debora Ozório, Jade Picon e Daniel Rangel são protagonistas de Tudo por uma Segunda Chance (Crédito: Globo/Fábio Rocha)

*Atualizada às 14h34

Após o Kwai e o SBT, a Globo também mergulha no universo dos microdramas, novelas com formatos curtos e verticais voltados para dispositivos móveis.

A empresa estreia nesta terça-feira, 25, a trama Tudo Por Uma Segunda Chance.

Estratégia da Globo

A iniciativa, anunciada em setembro, faz parte de estratégia que combina conteúdos gratuitos nas redes sociais da TV Globo e modelos pagos no Globoplay.

De acordo com Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo, a adoção do novo formato acompanha mudanças de comportamento de consumo.

“Temos novas plataformas e possibilidades de formato e rotinas diferentes de uso do celular. O objetivo é unir nossa experiência em dramaturgia às experimentações que esse ecossistema permite”, afirma.

Integração multiplataforma

A primeira produção, Tudo por uma Segunda Chance, estreia com patrocínio do Santander.

O título será publicado nos perfis da TV Globo no TikTok, Instagram, Facebook, X e YouTube, em blocos semanais de 10 episódios, totalizando 50 capítulos de dois a três minutos.

A obra será disponibilizada no Globoplay a partir de 12 de dezembro.

Produzido pelos Estúdios Globo, o microdrama terá integração com Dona de Mim, atual novela da faixa das 19 horas: os personagens da trama acompanharão trechos dos episódios dentro da história principal, enquanto o público assiste pelos perfis digitais da emissora.

“Queremos observar como o consumidor circula entre as plataformas. Ele pode começar nas redes sociais, migrar para o Globoplay ou assistir em outros ambientes da Globo. Isso fará parte do nosso aprendizado sobre o formato”, diz Renata.

A segunda novela, Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, chega em 12 de dezembro como original Globoplay.

Nesse caso, serão 50 episódios, de até dois minutos cada.

Os sete primeiros ficarão disponíveis gratuitamente para usuários logados e nas redes sociais da plataforma; os demais serão exclusivos para assinantes, acessíveis apenas via aplicativo mobile.

Além dos originais, o Globoplay reunirá em um trilho próprio quatro eixos de conteúdo: títulos inéditos, novelinhas da TV Globo, obras licenciadas e adaptações curtas de personagens conhecidos, como Bibi Perigosa (A Força do Querer), Ramiro e Kelvin (Terra e Paixão) e Angel (Verdades Secretas). A Globo também negocia conteúdos internacionais dentro do formato.

Patrocínios

As entregas comerciais previstas incluem inserções narrativas alinhadas ao vídeo vertical, ativações para redes sociais, distribuição multiplataforma, possibilidades de licenciamento e projetos integralmente apoiados por marcas.

Ainda, a presença de atores e influenciadores, como Jade Picon em um dos títulos, integra a estratégia de alcance e engajamento.

“Estamos trabalhando para que as marcas participem de forma contextualizada nas histórias, respeitando os limites da narrativa e as características de consumo desse formato”, completa.

Para 2026, de fato, o plano é ampliar o volume de produções.

A expectativa, portanto, é reunir títulos de diferentes frentes: produções dos Estúdios Globo, parcerias com produtoras independentes e obras internacionais licenciadas.