Fifa escolhe TikTok como plataforma oficial da Copa do Mundo
Intuito é ampliar cobertura do evento, inclusive com oportunidades para parceiros oficiais de mídia
Em acordo inédito de Plataforma Preferencial, a Fifa selecionou o TikTok como plataforma oficial para a Copa do Mundo de 2026.

Parceria entre Fifa e TikTok prevê conteúdos exclusivos, oportunidade para parceiros de mídia e programa voltado para creators (Crédito: Freer/Carkhe/Shutterstock)
A parceria, que vai até o final do ano, visa ampliar o acesso, oportunidades e a promoção de conteúdo original.
O acordo funcionará como um ponto de encontro entre os amantes do esporte e criadores de conteúdo durante o evento.
O movimento baseia-se em parceria firmada entre a Fifa e a rede social da ByteDance em 2023, para a Copa do Mundo Feminina.
À época, a plataforma exibia conteúdos exclusivos dos times, bastidores, lives antes da partidas, bem como informações sobre as transmissões dos jogos, entre outros.
TikTok Game Plan
O TikTok Game Plan, gama de produtos da plataforma dedicados ao universo do esporte, será o impulsionador de um hub de imersão no TikTok que disponibilizará conteúdos sobre os jogos.
Isso inclui informações sobre ingressos, transmissões e incentivos de participação, como figurinhas personalizadas, filtros e recursos de gamificação.
Ainda, a empresa destaca oportunidades para os parceiros de mídia oficiais da Copa do Mundo.
De fato, as emissoras poderão transmitir trechos das partidas ao vivo, publicar vídeos selecionados e acessar conteúdos produzidos exclusivamente pela Fifa para o TikTok.
Portanto, será possível monetizar a cobertura por meio de soluções de publicidade premium da rede.
Programa para creators
Também de maneira inédita, a parceria prepara um programa voltado para creators.
Dessa forma, um grupo selecionado de influenciadores globais terá acesso exclusivo aos bastidores, como coletivas de imprensa e treinos.
Assim, em nota, James Stafford, chefe global de conteúdo do TikTok, afirma que os fãs têm 42% mais chances de assistir a partidas ao vivo depois de verem conteúdo esportivo na rede social.
Já o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, aponta que, à medida que o futebol cresce e evolui, unindo um número cada vez maior de pessoas, a forma como é compartilhado e promovido também deve evoluir.