Marketing

Dez tendências de marketing para 2026, segundo a Kantar

Companhia coloca a maturidade de uso da IA e combinação dos dados com criatividade humana como elementos principais

i 18 de novembro de 2025 - 12h06

Tendências marketing

(Crédito: Shutterstock)

Adoção em maior escala de agentes de inteligência artificial nas atividades do dia a dia, compreensão mais aprofundada dos dados pelas áreas de marketing e orientação mais direcionada para a transformação de insights em resultados práticos.

Essas são algumas das principais tendências de marketing para o ano de 2026 que a Kantar apontou em análise divulgada ao mercado nesta terça-feira, 17.

De modo geral, o instituto considera que a adoção da IA generativa tende a estar mais massificada na indústria, o que levará os profissionais a incorporarem ferramentas em seu dia a dia, guiando decisões mais estratégicas e gerado resultados às marcas.

Veja, abaixo, as 10 tendências de mídia que irão prevalecer no ano de 2026, segundo a Kantar:

1- Agentes de IA em escala

Em um cenário onde 25% dos usuários de inteligência artificial já usam algum assistente de compras alimentado por IA, as marcas terão de entender como impactar também esses consumidores ‘não-humanos’ que já influenciam a decisão de compra.

2- Conexão humana via seleção por máquina

De acordo com a Kantar, o papel dos líderes de marketing em 2026 será garantir que as marcas estejam presentes nos modelos de IA. Isso demandará foco em Generative Engine Optimisation (GEO) para que as marcas estejam nas narrativas geradas pela IA.

3- Dados sintéticos, audiência ampliadas

O aprimoramento da qualidade dos dados será fundamental para ampliar as audiências e o alcance por meio da inteligência artificial. Em 2026, a tendência é o mercado ver uma evolução de tecnologias como Digital Twins e Cohort Boosting.

4- Transforme otimização criativa em inteligência criativa

Os chief marketing officer devem fazer mais testes para garantir que seus trabalhos criativos despertem emoções e influenciem a intenção de compras das pessoas, o que exige a combinação precisa de um toque humano ao aproveitamento preciso dos dados.

5- Aproveite cada dia com um mimo

Nesse aspecto, a Kantar aborda a importância de as marcas se atentarem às mini-conquistas, que geram satisfação nos consumidores e que podem ser aproveitadas pelos CMOs para projetos e ações de curto prazo junto ao seu público-alvo, transmitindo a ideia de conforto e ‘mimos’ em seu dia a dia.

6- Experimente para acelerar

Marcas que ficarem muito presas à segurança e ao medo de arriscar tendem a ter seu crescimento futuro prejudicado. O sucesso, segundo a Kantar, virá para as marcas que fazem da experimentação o padrão.

7- Inclusão autêntica impulsionará o crescimento

Mais do que discursos, ações de marcas direcionadas à diversidade e inclusão devem investir em programas culturalmente fluentes e representação autêntica interna e externa, defendo com firmeza os valores com que compactuam.

8- Crescimento das retail media networks (RMNs)

As redes de retail media tem se tornado centrais para os consumidores, o que exigirá que marcas e varejistas trabalhem de forma próxima e colaborativa para criar publicidade focada nos consumidores.

9- Hora dos creators conquistarem seu lugar na mesa da efetividade

O ano de 2026 irá demandar uma mudança na execução de ações com criadores de conteúdo, com maior alinhamento dos creators escolhidos e definição de diretrizes mais claras e métricas apropriadas às marcas.

10- Microcomunidades, uma força significativa no marketing em redes sociais

Diante de tanto conteúdo genérico, as pessoas tendem a migrar, nas redes sociais, para microcomunidades, onde se sintam pertencentes de forma significativa. Autenticidade e relevância irão gerar mais engajamento do que alcance.