Olympikus celebra cultura negra em edição especial
Com cores que remetem a bandeiras africanas, modelo integra projeto que envolve também treinos e documentário
A Olympikus – marca do portfólio da Vulcabras – lançou, nesta segunda-feira, 17, uma edição especial do Corre 4, um dos tênis de corrida centrais do portfólio da marca. O “Corre da Consciência”, como foi denominado a versão do calçado, é parte de uma série de ações relacionadas ao Mês da Consciência Negra, comemorado durante novembro.

Olympikus lança edição especial em comemoração à Consciência Negra (Crédito: Divulgação)
A estética do modelo foi desenvolvida pela designer Amanda Lobos, com uma paleta em amarelo, verde e vermelho, cores presentes em 13 bandeiras de países africanos. Além disso, no lugar da palavra “corre”, que costuma estampar a linha, o tênis conta com um Adinkra, símbolo gráfico do povo Akan/Ashanti, de Gana, que representa valores, virtudes e sabedoria ancestral.
O produto – comercializado em canais físicos e digitais – faz parte do Rotas da Consciência, projeto que promove ações, parcerias e conteúdos que colocam a comunidade negra em evidência. A iniciativa, segundo a Olympikus, envolveu a cocriação com artistas, historiadores, lideranças negras e comunidades de corredores, como Corre Kilombo, Arte Corre Crew, SBN Running e Corre Preto.
O lançamento de edições especiais é parte da personalidade da Olympikus. No mês passado, por exemplo, a marca lançou versão do tênis em apoio ao Outubro Rosa. Essas decisões parte de uma estratégia de “colocar a comunidade no centro das narrativas”, explica Márcio Callage, CMO da Vulcabras.
“Lançar edições especiais, que trazem propósito e carregam uma causa, é uma maneira de reforçar nosso compromisso com a democratização do esporte. Queremos apoiar iniciativas que ampliem inclusão, representatividade e pertencimento, para que cada vez mais pessoas se sintam parte da corrida e reconheçam seu lugar dentro dela”, ressalta.
Ações da Olympikus
Com os crews de corrida, a Olympikus de corrida lança rotas exclusivas no Strava que cruzam marcos históricos e culturais da presença negra no Brasil. Entre elas estão o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro; a Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre; o Pelourinho, em Salvador; e a Praça da Sé, em São Paulo. No aplicativo, o corredor pode acessar as sugestões e, via GPS, podem seguir os percursos simbólicos.
No Dia da Consciência Negra, na quinta-feira, 20, a marca apoia os Treinões da Consciência, promovidos pela Arte Corre Crew, SBN Running e Corre Preto no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, respectivamente. Já na capital paulista, ocorrerá a corrida de rua do Corre Kilombo. Juntos, os eventos devem reunir mais de três mil pessoas.

Parte do projeto, documentário Rotas da Consciência será lançado no dia 20 (Crédito: Divulgação)
O Rotas da Consciência também ganha desdobramento nas telas com o documentário homônimo, escrito por Vinícius Neves Mariano e produzido pela Buena Onda, com estreia também no dia 20. O filme teve gravações em quatro capitais e na Serra da Barriga (AL), berço do Quilombo dos Palmares.
Callage conta que projeto completo nasceu da vontade de ir além de um produto, com o foco de criar um movimento que tivesse impacto real dentro da comunidade. Para isso, ao longo dos anos, coletivos, atletas e corredores negros foram ouvidos sobre vivências, desafios e potências. A marca, então, percebeu espaço e necessidade de dar visibilidade às narrativas.
“Não se trata de abrir um debate no sentido tradicional, mas de criar pontes, valorizar histórias e reconhecer que a corrida também um território de cultura, ancestralidade e pertencimento. Ao lançar o primeiro tênis de corrida do País dedicado à celebração da cultura negra, e ao construir rotas cocriadas com crews e referências da comunidade, reforçamos que representatividade importa e precisa ser vista, sentida e ocupada”, acrescenta.