Criatividade dentro e fora de casa
Com 20 anos no mercado publicitário e reconhecimento em diversas premiações, Guilherme Jahara, CCO da Fbiz, recorda com carinho do primeiro troféu de Cannes
Com 20 anos no mercado publicitário e reconhecimento em diversas premiações, Guilherme Jahara, CCO da Fbiz, recorda com carinho do primeiro troféu de Cannes
Meio & Mensagem
15 de dezembro de 2014 - 8h04
Por Amanda Boucault
Filme: Ela (Spike Jonze)
Esporte: basquete
Comida: moqueca capixaba
Viagem: Japão
“Criar não é uma atividade prazerosa, apenas. É também desafiadora.” A afirmação de Guilherme Jahara resume sua facilidade para lidar com os problemas e realizar trabalhos interessantes na Fbiz. Formado em comunicação visual pela PUC-Rio, o CCO da agência recebe a ajuda da esposa e dos filhos para encontrar ideias. A dupla jornada entre o trabalho e a família pode ser cansativa, mas também é fonte de inspiração profissional. A direção de arte do 37o Anuário do Clube de Criação São Paulo (CCSP), por exemplo, é baseada na criatividade infantil, capaz de ultrapassar os limites convencionais de um trabalho do tipo.
A trajetória de 20 anos no setor rendeu prêmios nacionais e internacionais como Wave Festival, Prêmio Abril, CCSP, NY Festivals e Cannes Lions. Este último, conquistado pelos anúncios comemorativos feitos para o lançamento dos selos dos Correios, é significativo para o publicitário. “Eu tinha 29 anos quando ganhei o primeiro e único Leão de Ouro do Rio de Janeiro”, recorda Jahara. O portfólio acumula campanhas premiadas como “Vem pra rua”, para a Fiat, e “Enterro do Bentley”, para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), além de trabalhos para clientes como Volkswagen, Itaú, Schin, Samsung e Absolut.
Foi como estagiário na Artplan que o publicitário deu seus primeiros passos na carreira. Após conquistar o cargo de diretor de arte da agência, migrou para a extinta Salles D’Arcy, em 1997. A experiência acumulada no mercado carioca permitiu-lhe a entrada no concorrido mercado paulista. Em 2000, migrou para São Paulo e ingressou na F/Nazca Saatchi & Saatchi. No ano seguinte, foi trabalhar na AlmapBBDO. Depois de seis anos na agência, passou a liderar a equipe de criação da Publicis Brasil, onde também ocupou o cargo de vice-presidente do departamento. Em 2008, foi para a DM9DDB, e, quatro anos depois, tornou-se o diretor de criação executivo da Leo Burnett Tailor Made, cargo pelo qual ajudou a agência a ser reconhecida como uma das dez mais premiadas do Grupo Leo Burnett. Desde janeiro deste ano, Jahara ocupa o cargo de chief creative officer (CCO) da Fbiz.
Compartilhe
Veja também
Meta pede reconsideração, mas ANPD mantém restrição sobre IA
Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu pedido de reconsideração da determinação, mas manteve a big tech proibida de usar dados de usuários para treinar ferramentas de inteligência artificial
Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo
Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel