Assinar

Criatividade dentro e fora de casa

Buscar
Publicidade
Sem categoria

Criatividade dentro e fora de casa

Com 20 anos no mercado publicitário e reconhecimento em diversas premiações, Guilherme Jahara, CCO da Fbiz, recorda com carinho do primeiro troféu de Cannes


15 de dezembro de 2014 - 8h04

Por Amanda Boucault

Filme: Ela (Spike Jonze)
Esporte: basquete
Comida: moqueca capixaba
Viagem: Japão

“Criar não é uma atividade prazerosa, apenas. É também desafiadora.” A afirmação de Guilherme Jahara resume sua facilidade para lidar com os problemas e realizar trabalhos interessantes na Fbiz. Formado em comunicação visual pela PUC-Rio, o CCO da agência recebe a ajuda da esposa e dos filhos para encontrar ideias. A dupla jornada entre o trabalho e a família pode ser cansativa, mas também é fonte de inspiração profissional. A direção de arte do 37o Anuário do Clube de Criação São Paulo (CCSP), por exemplo, é baseada na criatividade infantil, capaz de ultrapassar os limites convencionais de um trabalho do tipo.

A trajetória de 20 anos no setor rendeu prêmios nacionais e internacionais como Wave Festival, Prêmio Abril, CCSP, NY Festivals e Cannes Lions. Este último, conquistado pelos anúncios comemorativos feitos para o lançamento dos selos dos Correios, é significativo para o publicitário. “Eu tinha 29 anos quando ganhei o primeiro e único Leão de Ouro do Rio de Janeiro”, recorda Jahara. O portfólio acumula campanhas premiadas como “Vem pra rua”, para a Fiat, e “Enterro do Bentley”, para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), além de trabalhos para clientes como Volkswagen, Itaú, Schin, Samsung e Absolut.

Foi como estagiário na Artplan que o publicitário deu seus primeiros passos na carreira. Após conquistar o cargo de diretor de arte da agência, migrou para a extinta Salles D’Arcy, em 1997. A experiência acumulada no mercado carioca permitiu-lhe a entrada no concorrido mercado paulista. Em 2000, migrou para São Paulo e ingressou na F/Nazca Saatchi & Saatchi. No ano seguinte, foi trabalhar na AlmapBBDO. Depois de seis anos na agência, passou a liderar a equipe de criação da Publicis Brasil, onde também ocupou o cargo de vice-presidente do departamento. Em 2008, foi para a DM9DDB, e, quatro anos depois, tornou-se o diretor de criação executivo da Leo Burnett Tailor Made, cargo pelo qual ajudou a agência a ser reconhecida como uma das dez mais premiadas do Grupo Leo Burnett. Desde janeiro deste ano, Jahara ocupa o cargo de chief creative officer (CCO) da Fbiz.
 

wrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também