SXSW
5 Tendências na Liderança Feminina, DEIB e no Futuro da Força de Trabalho com IA
Como a liderança pautada na diversidade e a IA estão forjando o futuro da força de trabalho
Como a liderança pautada na diversidade e a IA estão forjando o futuro da força de trabalho
12 de março de 2024 - 14h57
O South by Southwest (SXSW) é um evento anual que reúne música, cinema e conferências interativas em Austin, Texas. Na 24ª edição, temas como liderança feminina, diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB) e o futuro da força de trabalho com a Inteligência Artificial (IA) foram amplamente discutidos.
A diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB) têm sido amplamente debatidos nas sessões desta edição. Palestrantes de diversas áreas e especialidades destacaram a importância de criar ambientes de trabalho que valorizem a diversidade e promovam a equidade e a inclusão como peça-chave para alcançar a inovação.
Discussões sobre liderança feminina também estão em alta. Margrethe Vestager, Comissária Europeia para a Economia Digital e Sociedade, e Meghan Markle, Duquesa de Sussex, foram duas das vozes femininas que se destacaram no SXSW24.
Margrethe, conhecida por sua postura firme contra gigantes da tecnologia, defendeu a ideia de que a liderança feminina deve se basear na autenticidade: “Acredito que a liderança feminina é sobre ser você mesma, e não tentar se encaixar em algum tipo de molde masculino de liderança.”
Meghan, por sua vez, enfatizou a importância de as mulheres usarem suas vozes para promover a mudança: “As mulheres não precisam encontrar uma voz. Elas têm uma voz. Elas precisam se sentir empoderadas para usá-la, e as pessoas precisam ser incentivadas a ouvir.”
No que diz respeito ao futuro da força de trabalho com a IA, a necessidade de garantir que a tecnologia seja desenvolvida e utilizada de forma ética e inclusiva foi um ponto de consenso entre os palestrantes.
Peter Deng, veterano do Vale do Silício, formado em Stanford, com passagem pelas gigantes Microsoft, Google, Meta e Uber, é hoje o executivo da Open AI responsável pelo Chat GPT. No SXSW24, Deng foi estratégico em mostrar seu lado humano, citando seus filhos e como se conectam através de atividades nada tecnológicas, como artesanato e compartilhou suas visões sobre o futuro da IA: “A IA tem o potencial de ser uma das tecnologias mais transformadoras de nosso tempo. Mas precisamos garantir que ela seja desenvolvida e usada de maneira ética e responsável.”
Deng se solidarizou a necessidade de regulamentação e ética na IA, ecoando os sentimentos de Vestager sobre a necessidade de regulamentação justa no setor de tecnologia, mas entende que caberá a sociedade definir os limites, como, por exemplo, se serão utilizados certificados para definir se um conteúdo é criação humana ou de IA.
Ninguém diverge que já estamos no futuro e que tudo que vivemos hoje pode acelerar de 0-100 como nunca visto.
Todos estes temas terão um impacto profundo no perfil dos profissionais e consumidores do futuro próximo e das gerações que seguem. Neste novo contexto, apontaria 5 tendências para os próximos anos:
– Planejamento da carreira visando o longo prazo: com mix entre períodos mais intensos de trabalho, mentoria e pausas para períodos sabáticos;
– Diversidade e inclusão na liderança: Promoção cada vez mais intensa da pluralidade e diversificação de perfis na liderança;
– Mudança no perfil da força de trabalho: upskilling e reskilling; times e indivíduos multidisciplinares; uso de robôs e assistentes virtuais cada vez mais presentes no dia a dia dos times;
– Personalização em escala e democratização do uso de dados e analytics: o Marketing Digital, Personalização 1-1 e uso de Analytics em escala no centro do Customer Experience;
– Lifelong learning: aprendizado constante fará parte da rotina das pessoas. Seja através de métodos formais de aprendizagem ou através de consumo de conteúdo gerado por especialistas e influenciadores.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas
Pela segunda vez no SXSW, São Paulo House amplia espaço
Governo do Estado de São Paulo anuncia Espaço Business e feira de negócios para a edição de 2025 da São Paulo House