Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

O propósito da tecnologia no SXSW 2023

A tecnologia 2.0 a serviço da sociedade e do futuro do trabalho


6 de março de 2023 - 15h07

(Créditos: Andrey Suslov/shutterstock)

Em 2018 estive em Austin e o momento era sobre como a tecnologia iria ajudar as pessoas e as organizações enquanto indivíduos, e isso já é uma realidade. De lá para cá, dados passaram a dominar as decisões de comunicação e marketing. Para 2023 vejo uma grande mudança no propósito do desenvolvimento e uso de tecnologia.

No festival as discussões serão dominadas por “como esse momento 2.0 da tecnologia irá ajudar as pessoas como sociedade.”. E aqui não estou falando do ponto de vista de produtividade, mas pensando na redução da pobreza, na melhoria de desigualdades sociais, no combate a doenças. Temas que a princípio podem parecer importar pouco a um publicitário, mas que importam muito para qualquer ser humano, e o primeiro não existe sem o segundo.

Das 25 diversas trilhas do festival, acredito que as que tocam esse ponto, como civic engagement e 2050, são as que mais terão atenção dos participantes, isso porque os participantes também mudaram. No âmbito pessoal, a pandemia nos trouxe um maior senso coletivo e, no profissional, as marcas precisam de soluções de negócios que tratem de problemas da sociedade. Nunca se falou tanto de impacto e, hoje, não há mais trabalho de branding sem propósito.

A escolha dos speakers reforça meu ponto, um trabalho social é sempre colocado em destaque em suas biografias disponíveis no site do festival, esses são os heróis de 2023 que substituem os geeks de 2018. Também viajo pronta para mais meet ups do que palestras, o futuro do trabalho será construído com menos escadas e mais colaboração.

E falando em futuro do trabalho há uma trilha dedicada só para esse tema, a Workplace Revolution. Acredito que ela também terá relevância no mar de conteúdo do SXSW pela ameaça que movimentos como a adoção da inteligência artificial generativa oferece ao modelo de trabalho atual. Ganhar intimidade com o assunto e fazer parte do movimento reduz esse medo e faz com que também as usemos a nosso favor.

Publicidade

Compartilhe