Assinar

Cinemas e distribuidoras adotam selo para filmes igualitários

Buscar

Cinemas e distribuidoras adotam selo para filmes igualitários

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Cinemas e distribuidoras adotam selo para filmes igualitários

O selo reconhece os filmes que passam no Teste de Bechdel, e já teve adesão de marcas como Ello Company, Fênix, Imovision, Pandora e Vitrine


12 de abril de 2017 - 13h36

teste de bechdelTornar um personagem complexo e interessante ao olhar do espectador é uma das tarefas mais difíceis para o audiovisual. Quando as narrativas trazem personagens mulheres, as representações são muitas vezes estereotipadas. Para reconhecer filmes com narrativas mais igualitárias, as distribuidoras Ello Company, Fênix, Imovision, Pandora e Vitrine, bem como os cinemas Caixa Belas Artes, Espaço Itaú de Cinema e Reserva Cultural, adotaram o selo A-rate, dado a filmes que passam no teste de Bechdel-Wallace. O Brasil é o primeiro país da América Latina a aderir o selo, que já é utilizado em mais de 10 países. 

O teste foi criado em 1985 pela ilustradora e quadrinista Alison Bechdel, e consiste em três perguntas que demonstram o protagonismo feminino de um filme: o filme tem pelo menos duas mulheres? elas possuem nome próprio?; essas mulheres conversam entre si?; Conversam sobre assuntos que não sejam homens ou relacionamentos amorosos?. Se para alguma destas perguntas a resposta foi “não”, o filme não passa no teste.

As iniciativa foi anunciada no Seminário Internacional Mulheres em Foco no Audiovisual, realizado no dia 5 em São Paulo, que teve a presença da sueca Ellen Tejle, criadora do selo A-rate.

O selo foi resgatado mundialmente em 2013, quando a discussão sobre as mulheres no audiovisual voltou à tona.  Um estudo da New York Film Academy divulgado no mesmo ano analisou os 500 filmes mais vistos entre 2007 e 2012, e constatou que apenas 30% das personagens que falam nos filmes são mulheres. Ainda, apenas 10% deles tiveram um casting balanceado, onde metade dos personagens eram homens e metade mulheres. Em quase 30% deles, mulheres eram retratadas em cenas de nudez.

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário