Marketing de influência e o uso de vídeos curtos
Como se posicionar nesse formato para comunicar a marca e chegar ao consumidor?
Sergio Damasceno Silva
10 de junho de 2025 - 12h06
Vídeos curtos, para a maioria dos profissionais de marketing, são o tipo de conteúdo em vídeo mais bem-sucedido e 39% desses executivos afirmam que vídeos de 30 a 60 segundos geram mais engajamento.
No cenário da economia da atenção (ou escassez da atenção em ambiente saturado de informações e telas), esses vídeos oferecem conteúdo suficiente para entreter ou informar sem exigir muito tempo e atenção.
São especialmente úteis para atingir o público mais jovem (menores de 25 anos) que prefere conteúdo rápido e em alta.
Vídeos curtos e retenção
Vídeos com menos de 90 segundos alcançam altas taxas de retenção e cerca de 50% dos espectadores tendem a assisti-los até o final.
Além disso, 64% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar um produto após assistir a conteúdo em vídeo relacionado em plataformas sociais.
As pessoas consomem cerca de 1h16 minutos por dia de conteúdo nesse formato.
TikTok Shop
Nesse contexto, como o TikTok Shop, que acaba de chegar ao Brasil, pode ser usado pelas marcas como ferramenta de marketing de influência?
Ainda, a funcionalidade de compras do TikTok, denominada TikTok Shop, já presente nos Estados Unidos e em alguns mercados, iniciou operação no Brasil no começo de maio deste ano.
Assim, usuários da plataforma já poderão adquirir produtos de cinco categorias no aplicativo em território nacional.
Por fim, influenciadores serão comissionados pelas vendas que proporcionarem.
Cinco categorias
Atualmente, o TikTok abriu a funcionalidade para marcas de cinco categorias: beleza e saúde, moda, casa e decoração, eletrônicos e esportes.
Segundo a empresa, essas são as categorias iniciais padrão no lançamento da funcionalidade em todos os mercados.
Porém, o TikTok deve adicionar novas categorias nos próximos meses. A empresa impõe uma restrição a produtos direcionados à crianças.
A empresa disponibiliza duas plataformas para instruir os comerciantes: a Central do Vendedor e Academia TikTok.
Ambas contam com dicas, tutoriais e conteúdos que ajudam os lojistas. Não há custos para abrir uma loja no TikTok Shop.
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Daniela Okuma, diretora-geral de negócios do TikTok no Brasil
Daniela Okuma, diretora-geral de negócios do TikTok no Brasil